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Enel acumula mais de 120 mil processos na Justiça nos últimos quatro anos

O perfil mais frequente entre os processor é o de indenização por dano moral

Por Leticia Yamakami Atualizado em 18 out 2024, 15h29 - Publicado em 18 out 2024, 15h22
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  • Divisão de eletricidade será uma das afetadas
    "Esses números levantam questionamentos sobre a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de energia", afirma Escavador (Philippe Huguen/AFP/VEJA)

    Nesta última semana, o Escavador, legaltech que realiza pesquisas jurídicas, divulgou um levantamento acerca da Enel, distribuidora de energia elétrica na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Segundo os dados, a empresa acumulou um total de 120.525 processos judiciais entre os anos de 2020 a 2024, o que revela uma série de demandas e contestações por parte dos consumidores em relação aos serviços prestados pela companhia.

    O perfil mais frequente dos processos são por:

    – Fornecimento de energia elétrica: 27.797 processos

    – Indenização por dano moral: 35.523 processos

    – Indenização por dano material: 8.656 processos

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    Além disso, 5.456 processos foram por obrigação de fazer.

    Apagão

    Após fortes chuvas e ventos na sexta-feira passada, cerca de 3,1 milhões de clientes da capital paulista e Grande São Paulo tiveram interrupção no fornecimento de energia — número maior do que os 1,3 milhão de pessoas no estado americano da Flórida, afetado pelo furacão Milton. A Enel levou seis dias para conseguir normalizar a situação, que foi judicializada pela defensoria pública de São Paulo. Agora, a empresa deve pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelas falhas que provocaram o apagão na cidade.

    Em novembro do ano passado, São Paulo passou por um apagão de grandes proporções que deixou a cidade e região metropolitana sem luz por 4 dias.  À época, cerca de 4 milhões de pessoas tiveram o fornecimento de energia interropido.

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