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Empresa de leasing pode retomar 20% da frota de aviões da Avianca Brasil

Decisão oficial expira na próxima segunda-feira, 14.; companhia pode perder dez aviões Airbus A320

Por Por Redação
Atualizado em 11 jan 2019, 16h36 - Publicado em 11 jan 2019, 15h17
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  • A empresa de leasing Aircastle, que compra aviões para alugá-los a seus clientes, deve retomar 10 jatos da Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, após uma audiência do processo de recuperação judicial na próxima segunda-feira, 14, disse a Reuters. A ação tem potencial de comprometer os voos de milhares de passageiros. Por sua vez, a Avianca Brasil diz serem apenas especulações.

    Os 10 aviões Airbus A320 representam mais de 20% da frota atual da Avianca Brasil, de acordo com dados fornecidos pela agência reguladora de aviação, Anac. Quando pediu recuperação judicial no mês passado, a companhia admitiu a possível perda de 14 aviões, que segundo ela afetaria 77 mil passageiros em um período de três semanas.

     

    O pedido de recuperação veio depois de anos de prejuízos crescentes e pagamentos atrasados ​​de aeronaves. Ao mesmo tempo em que protege os credores, não cobre arrendamentos, que são a fonte de toda a frota de 46 aeronaves da empresa. Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves quintuplicaram para 415 milhões de reais, de acordo com as demonstrações financeiras da empresa.

    Um juiz manteve a decisão que teria permitido que a Aircastle recuperasse os aviões no mês passado. Essa decisão, no entanto, expira na próxima segunda-feira, 14.

    Desde que essa decisão foi tomada, disse a uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters, a Avianca Brasil não fez nenhuma proposta à Aircastle que a permitisse manter os aviões. A companhia deve à Aircastle mais de 30 milhões de dólares, acrescentou.

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    O negócio é importante para a Aircastle, uma vez que a Avianca Brasil é seu maior cliente individual, representando cerca de 7% de seu valor contábil, de acordo com as divulgações financeiras da empresa de leasing.

    A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com sede na Colômbia. Mas elas são do mesmo dono, o empresário boliviano German Efromovich.

    A Avianca Brasil pode perder mais aviões no futuro. A GE Capital Aviation Services e uma subsidiária estão buscando retomar 12 Airbus A320 da Avianca Brasil, de acordo com James Luton, um porta-voz da GE.

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    Procurada por VEJA, a Avianca Brasil afirmou que nenhuma decisão foi tomada, visto que a audiência ocorre só na próxima segunda-feira. Em nota, disse  “repudiar o conteúdo especulativo da matéria, que irresponsavelmente afirma que aviões de sua frota devem ser tomados. A empresa reforça que segue operando normalmente, os clientes continuam realizando suas reservas e voando com a companhia. De 1º de dezembro até o último dia 7, por exemplo, foram transportados mais de 1 milhão de passageiros em 9.000 voos. Por fim, a companhia reafirma que permanece totalmente focada na continuidade de suas operações.”

    (Com Reuters)

     

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