Na semana do Dia das Mães, as lojas devem ficar mais cheias. De acordo com um levantamento realizado pelo Grupo Syn, que administra seis shoppings em São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, 69% dos consumidores devem fazer compras. Neste ano, a segunda data mais importante do comércio deve ter mais gente comprando presencialmente.
Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmaram que farão as compras para a data em lojas físicas. Sobre o valor da intenção de compra, 52% afirmaram que devem gastar entre 101 e 300 reais no presente de Dia das Mães. Apesar da intenção de compras, o comércio deve vender menos neste ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o setor deve movimentar 13,7 bilhões de reais na data, 4,1% a menos que no ano anterior. Alta nas taxas de juros e inflação de itens como vestuário são os motivos apontados pela entidade.
Produtos
De acordo com o levantamento da Syn, os itens de vestuário e perfumaria continuam sendo os mais procurados nessa época do ano, representando a escolha de 33% e 27% dos entrevistados, respectivamente. Na hora de comemorar, 60% dos abordados afirmam preferir passar o dia em casa, enquanto 36% esperam sair para almoçar ou jantar no fim de semana do Dia das Mães.
A pesquisa foi respondida por cerca de 2,4 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O Grupo Syn administra os shoppings Cidade São Paulo, Tietê e Shopping D (capital paulista), Grand Plaza (Santo André, região metropolitana de São Paulo), Cerrado (Goiânia) e Metropolitano (Rio de Janeiro).