Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Conta de luz mais cara vai até abril, diz ministro

Segundo Bento Albuquerque, titular da pasta de Minas e Energia, a situação atual dos reservatórios de hidrelétricas é melhor do que a do ano passado

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 jan 2022, 18h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em uma entrevista que vai ao ar na TV Brasil na noite deste domingo que a bandeira tarifária que encarece a conta de energia por causa da crise hídrica deve acabar em meados de março ou abril. A fala foi confirmada durante a tarde deste domingo pela Agência Brasil.

    Albuquerque se referiu à chamada “bandeira da escassez hídrica”, que entrou em vigor em setembro do ano passado em substituição a bandeira vermelha na conta de luz. Inicialmente a ideia era que a cobrança feita para pagar a energia comprada ao exterior ou a produzida pelas térmicas mais caras em território brasileiro fosse encerrada no fim de abril deste ano.

    As chuvas no final de 2021 e no início deste ano, apesar dos enormes transtornos causados pelo volume e período atípico em várias cidades do país, ajudou a encher os reservatórios de hidrelétricas e deixou mais confortável a situação hídrica. A ideia do ministério, portanto, é antecipar o fim da cobrança extra para meados de março, início de abril.

    De acordo com Albuquerque, a expectativa é a de que o cenário hídrico deste ano seja melhor do que o do ano passado. “A nossa expectativa para o fim do período úmido (março, abril) é estarmos em condições bem melhores do que estávamos no ano passado”, disse.

    Em setembro passado, o governo criou a bandeira da escassez hídrica e o consumidor passou a pagar 14,20 reais extras por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.Conta de luz mais cara vai até abril, diz ministroConta de luz mais cara vai até abril, diz ministro

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.