Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como Marcelo Claure vê a chance de comprar times de futebol no Brasil

Presidente do conselho da Shein na América Latina, o executivo é conhecido por ser um assíduo investidor do esporte e analisa a formação das SAFs no país

Por Felipe Mendes Atualizado em 19 Maio 2023, 16h08 - Publicado em 19 Maio 2023, 12h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2013, o empresário boliviano Marcelo Claure, atual presidente do conselho da Shein para a América Latina, causou um frisson ao anunciar que estava negociando com o galáctico jogador inglês David Beckham, sócio e amigo, para que este atuasse no Bolívar, clube administrado pelo magnata. No fim das contas, tudo não passou de uma pose para foto na época, mas os dois viriam a reforçar os laços com a criação do Inter Miami, clube que disputa a liga de futebol americano. Hoje, com a abertura do mercado brasileiro para a criação das chamadas SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que abre a possibilidade para a aquisição de times por parte de empresas e empresários, Claure avalia que a profissionalização do esporte no país (que também passa pela criação de uma liga nos moldes do atual campeonato inglês e espanhol) deve fortalecer os clubes e o nível do jogo praticado por aqui.

    Além do Bolívar e do Inter Miami, Claure também detém uma porcentagem do Girona, clube da região da Catalunha, que tem feito uma boa temporada na La Liga, o campeonato espanhol. Sócio de empreitadas do City Football Group, dono de vários times pelo mundo, sendo o principal deles o Manchester City, ele diz que ainda não deve fazer investimentos no país, já que seu parceiro comercial acaba de adquirir o Bahia. “De uma maneira ou de outra, o Bahia vai fazer parte da minha família do futebol”, afirmou ele, em entrevista a VEJA.

    A nova liga brasileira trará, em sua visão, maior reputação para o futebol brasileiro — Claure elogia o interesse do fundo Mubadala na estruturação do campeonato a partir de 2025. “O futebol era algo pouco transparente [no Brasil]. É ótimo que finalmente os clubes brasileiros possam, através desse novo modelo de gestão, serem comprados por empresas e empresários responsáveis para que o campeonato seja muito mais competitivo”, complementa. Claure diz que uma característica de ligas bem estruturadas é o fomento a transações no mercado interno, o que deve fazer com que as novas estrelas atuem por mais tempo no país. “Quando você tem uma boa liga de futebol, muitos jogadores preferem ficar no mercado. Para mim, é muito positivo que um país tão futebolístico como o Brasil esteja avançando nesse nível.”

    Questionado sobre o desempenho de seus clubes, sobretudo o Bolívar e o Girona, Claure mostra-se satisfeito, mas tenta conter a euforia. O Bolívar, hoje, é líder do Grupo C na Copa Libertadores, à frente do Palmeiras. “É um trabalho que é feito dia a dia. Estamos muito bem nessa fase, mas vamos ver o que acontece daqui para frente. Para mim, seria uma grande conquista se o Bolívar conseguisse passar para a próxima fase”, diz ele. O Girona, por sua vez, está na sétima posição da La Liga, brigando por vaga em competições europeias no ano de retorno à principal divisão do certame. “Eu acho que nunca um time que subiu para a La Liga disputou já no primeiro ano para entrar em uma copa europeia. É um sonho que estamos antecipando, assim como a Shein antecipou de dois a três anos a fabricação de produtos no Brasil.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.