Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

BNDES aumenta em 26% financiamentos para infraestrutura

Banco projeta que as contratações de novos financiamentos para o setor de infraestrutura somarão 54 bilhões de reais em 2018 e 2019

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 4 jan 2018, 18h00 - Publicado em 4 jan 2018, 17h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Leilão está marcado para 5 de dezembro
    O destaque foram os projetos da área de energia, cujos novos contratos somaram 15,46 bilhões de reais ano passado, quase o dobro de 2016 (ABR/VEJA)

    Apesar da recessão, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou 19,45 bilhões de reais em novos financiamentos para o setor de infraestrutura em 2017, uma alta nominal de 26% ante o valor total de 2016. O destaque foram os projetos da área de energia, cujos novos contratos somaram 15,46 bilhões de reais ano passado, quase o dobro de 2016.

    Publicidade

    “O que aconteceu foi que no setor de energia tivemos leilões mais regulares e com isso esse pipeline (de empréstimos) foi alimentado”, afirmou Marilene Ramos, diretora das áreas de infraestrutura do BNDES.

    Publicidade

    Ainda apostando na demanda gerada pelos leilões de energia de 2016 e 2017, o BNDES projeta que as contratações de novos financiamentos para o setor de infraestrutura somarão 54 bilhões de reais em 2018 e 2019. O valor para 2018 deverá ficar acima de 30 bilhões de reais, disse Marilene.

    Segundo a diretora, a projeção está garantida, mesmo se o BNDES devolver todos os 130 bilhões de reais da dívida com o Tesouro Nacional, conforme o pedido feito pelo Ministério da Fazenda no ano passado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Acreditamos que o BNDES tem condição de ter o funding necessário para atender essa demanda”, afirmou Marilene, completando que a projeção não é ameaçada pela necessidade de devolver recursos “pelas condições de captação que o banco tem”.

    Os 54 bilhões de reais em novos empréstimos previstos para 2018 e 2019 estão baseados no conjunto de pedidos de financiamento em análise pelo BNDES. Ao citar exemplos, a superintendente da Área de Saneamento e Transportes, Luciene Machado, citou o plano de investimentos 2015-2019 da Rumo Logística, que está em “fase final de análise”. 

    Publicidade

    Segundo a executiva, a empresa deverá tomar de 2 bilhões de reais a 2,5 bilhões de reais junto ao BNDES para financiar o plano.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.