Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

BB, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander devem participar de mutirão do BC

Programa de renegociação de dívidas deve acontecer entre os dias 2 e 6 de dezembro; ao menos 261 agências ficarão abertas até às 20h

Por da Redação
21 nov 2019, 14h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Acontece no Vale do Anhangabaú em São Paulo (SP), o Feirão Limpa Nome, para que pessoas com nome sujo possam negociar suas dívidas com bancos, financeiras e recuperadoras
    Mutirão de renegociação de dívidas deve acontecer na primeira semana de dezembro (Willian Moreira/Futura Press/Folhapress)

    O Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciaram nesta quinta-feira, 21, um acordo para a realização de um mutirão de renegociação de dívidas bancárias. Pelo menos seis bancos devem participar da ação, entre os dias 2 e 6 de dezembro. 261 agências bancárias devem ficar abertas até às 20h em todas as capitais do país para a renegociação.

    Publicidade

    Segundo a Febraban, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander devem participar da ação. Na véspera, o presidente do BC, Roberto Campos Netto, havia anunciado o mutirão em audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. 

    Publicidade

    O diretor de Autorregulação e Relações com Clientes da Febraban, Amaury Oliva, destacou que não há padronização de descontos ou condições de parcelamento e que os bancos ficarão livres para realizar as renegociações de acordo com seus termos. Ele ponderou, no entanto, esperar “descontos especiais” na semana.

    As agências que trabalharão em horário estendido serão divulgadas na próxima segunda-feira no portal da Febraban. Além da renegociação nas agências, o consumidor também poderá recorrer aos canais digitais dos bancos e à plataforma do consumidor.gov.br.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Questionados, Febraban e BC não souberam mensurar quantas pessoas serão atendidas ou quanto em dívida será negociado. “Não planejamos uma meta, depende do interesse do cidadão e do consumidor de procurar o banco. Esperamos que adesão seja grande porque os bancos estão propiciando condições necessárias”, afirmou o chefe do Departamento de Promoção e Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Gustavo Mansur.

    Além do mutirão, o acordo de cooperação técnica entre BC e Febraban prevê outras três medidas: a criação de uma plataforma que, além de conteúdo educacional, irá medir a saúde financeira dos cidadãos; uma premiação para incentivar ações de educação financeira; e uma semana de Estratégia Nacional de Educação Financeira, em maio, em que tradicionalmente também há um mutirão para renegociação de dívidas.

    Publicidade

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.