Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Atrito entre Tarcísio e caminhoneiros acirra clima de paralisação

Falas do ministro de que a categoria precisa se reinventar e falta de diálogo entre governo e movimentos aumentaram as chances de paralisação

Por Luana Zanobia Atualizado em 29 out 2021, 09h58 - Publicado em 28 out 2021, 17h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As altas consecutivas no preço dos combustíveis e o clima acirrado entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com os caminhoneiros autônomos aumentam as chances da paralisação, agendada para segunda-feira, 1 de novembro. As falas do ministro na tarde de quarta-feira, 27, de que a categoria precisa se reinventar e procurar empregos em empresas de transporte, em vez de continuarem como autônomos, repercutiu mal com os motoristas. O ministro também disse que os caminhoneiros precisam se organizar para “sobreviver”, sugerindo repasse dos reajustes do diesel para o frete. “O ministro estabeleceu um clima de confronto com os caminhoneiros autônomos, inclusive, alguns se sentem traídos pelo governo”, diz o deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas. O momento é de definição. A VEJA, Wallace Landim, o Chorão, um dos líderes da greve de 2018, disse que os caminhoneiros estão mobilizados para a paralisação. Chorão é presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, a Abrava.

    Publicidade

    “Os caminhoneiros estão mobilizados, muito mais que em 2018”, reforçou Crispim. O clima de tensão e a falta de diálogo entre a categoria e o governo prejudica o cenário. Segundo o deputado, as duas reuniões que estavam marcadas para acontecer entre o governo e as lideranças na tarde desta quinta-feira, 28, foram canceladas e não houve nenhum contato ou explicação da parte do governo até o momento. A mobilização comandada pela Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) vem convocando motoristas a aderirem ao movimento pelo WhatsApp. Em vídeo que circula entre a categoria, o ministro afirma que a chance como a greve de 2018 é zero. Na época, segundo o ministro, houve adesão de empresas de transporte e que “essa turma está fora agora”.

    Publicidade

    Em 2018 quando houve paralisação dos caminhoneiros, durante o governo de Michel Temer, o presidente Jair Bolsonaro, na época candidato à presidência, gravou um vídeo de apoio à paralisação e simpatizou com a causa dos caminhoneiros. Porém, a categoria reclama que, em dois anos e meio de governo, nenhuma de suas reivindicações foi atendida.

    Os caminhoneiros pedem mudanças na política de preços da Petrobras em decorrência das consecutivas altas no preço dos combustíveis. O diesel acumula alta de 65,3% no ano. Na segunda-feira, 25, a Petrobras realizou um novo ajuste nos preços, de 7% na gasolina e de 9% no diesel.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.