Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Atacarejo’ Assaí supera vendas do Extra e Pão e amplia rede

O Assaí tem 16 lojas em construção e deve abrir mais de 20 neste ano, com a contratação de cerca de 7 mil pessoas

Por Da redação
Atualizado em 1 set 2017, 15h12 - Publicado em 31 ago 2017, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Assaí vai expandir a posição como principal fonte de receitas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) nos próximos meses, à medida que aproveitará os sinais de retomada da economia para fortalecer sua rede no país nos próximos meses. O presidente-executivo da unidade de atacarejo, Belmiro Gomes, disse que o Assaí deve fechar o ano com presença em 18 Estados, ante 16 no fim do ano passado.

    Ele não revelou os nomes dos dois novos Estados. “Nosso modelo mais recente de distribuição nos permitiu entrar em mais regiões sem ter que incorrer em grandes investimentos de logística”, disse o executivo.

    Com a rápida migração das compras de consumidores dos supermercados tradicionais para o modelo do atacarejo, o Assaí se tornou recentemente a maior fonte de faturamento do GPA, com 39% do total do varejo alimentar do grupo, que inclui também as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. Ao final do primeiro semestre do ano passado, o porcentual era de 33,1%.

    Segundo Gomes, a tendência é que esse movimento se prolongue nos próximos meses, uma vez que a unidade deve ter um crescimento do faturamento próximo de 30% ante mesma etapa de 2016.

    O Assaí tem 16 lojas em construção e deve abrir mais de 20 neste ano, com a contratação de cerca de 7 mil pessoas, disse ele, reiterando a meta de manter o custo operacional subindo abaixo de dois dígitos.

    Continua após a publicidade

    Pressão

    Para Gomes, no entanto, todo o setor varejista no país deve conviver com pressão maior sobre as margens na segunda metade do ano, uma vez que a forte queda dos preços dos alimentos nos últimos meses dificilmente será compensada na mesma medida com aumento do volume de vendas.

    “Não há aumento de vendas suficiente para compensar uma queda tão forte nos preços”, disse Gomes.

    Empresário Belmiro Gomes, presidente da Assaí
    Empresário Belmiro Gomes, presidente da Assaí (Marcus Leoni/Folhapress)

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.