Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Apple é processada por diminuir velocidade de iPhones velhos

Duas ações judiciais foram encabeçadas por consumidores, uma delas na Califórnia e outra na cidade de Chicago

Por Da redação
22 dez 2017, 19h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apple está enfrentando dois processos nos Estados Unidos após revelar, na quarta-feira, que uma programação no sistema operacional dos iPhones diminui a velocidade de funcionamento conforme os aparelhos ficam mais velhos. As ações judiciais foram encabeçadas por consumidores de Los Angeles e Chicago.

    A redução na velocidade atinge os modelos iPhone 6, 6S, SE e 7. No caso dos três primeiros modelos, a mudança foi feita por meio de uma atualização disponibilizada no ano passado – para o iPhone 7, a alteração ocorreu com a liberação do iOS 11.2. De acordo com a empresa, há planos de implementar a redução de velocidade para outros produtos no futuro.

    Processos

    Na Califórnia, Stefan Boganovich e Dakota Speas, moradores de Los Angeles, alegam danos financeiros – eles são donos de iPhones 7 e 7S, mas já compraram modelos anteriores. Na ação, eles citam a perda de valor econômico dos aparelhos e custos com a compra de novas baterias como motivos para receber uma compensação da Apple.

    Ainda segundo eles, usuários do iPhone nunca teriam consentido com tal atitude da empresa na quarta-feira a Apple alegou que uma das razões para a diminuição da performance é prolongar a vida útil dos dispositivos.

    O advogado James Vlahakis, que defende os consumidores de Chicago, disse ao jornal local Sun-Times que a Apple violou a lealdade dos clientes, forçando muitos a pagarem por um novo iPhone. “As corporações têm que perceber que quando as pessoas gastam seus dólares em um produto, elas esperam que a performance seja conforme o esperado”, disse Vlahakis. “Em vez disso, a Apple parece ter ocultado o motivo dos telefones antigos estarem ficando lentos.”

    Continua após a publicidade

    O processo afirma que a Apple “desnecessariamente sujeita os consumidores a comprarem iPhones mais novos e mais caros quando uma bateria de reposição poderia ter permitido aos consumidores continuarem usando seus iPhones mais antigos”. Nesse caso, os clientes também solicitam uma compensação financeira da Apple, mas a quantia não foi especificada.

    Procurada, a Apple do Brasil afirmou que a empresa não vai comentar o fato.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.