A Apple comprará a Shazam, empresa líder em reconhecimento musical, em uma nova iniciativa da gigante tecnológica americana para se destacar no mundo da música por streaming.
“A Apple Music e a Shazam têm muito em comum, compartilhando da paixão por descobertas musicais e oferecendo excelentes experiências de música aos nossos usuários” , anunciou a Apple em comunicado, sem divulgar detalhes financeiros.
Vários sites especializados, como o TechCrunch, informaram que a operação financeira é estimada em 400 milhões de dólares.
A compra confirma as novas ambições da Apple em termos de oferta musical, um setor cada vez mais competitivo que atualmente é dominado pelo Spotify.
Ainda que tenha sido a pioneira em downloads de música por meio do Itunes, a Apple ficou para trás na corrida tecnológica das plataformas de streaming, tendo lançado a Apple Music, concorrente do Spotify, apenas em junho de 2015.
Sua lista de clientes que contratam esse serviço pago já alcança 27 milhões de usuários, como informado em junho, mas ainda se encontra muito distante do Spotify, que diz contar com 60 milhões. O grupo sueco afirma ter 140 milhões de usuários ativos em 61 países.
A competição ficou ainda mais acirrada nos últimos dois anos com a chegada ao mercado de novos serviços de música por streaming, como o Amazon Music Unlimited, lançado pela Amazon em outubro de 2016.
A Shazam foi criada em 1999 e inicialmente utilizava as funções de mensagens existentes nos celulares para identificar as músicas.
A plataforma mantém relações comerciais com a Apple há vários anos, tendo sido um dos primeiros aplicativos de música oferecidos pelo serviço de download da Apple, a App Store.
A empresa especializada em reconhecimento musical constata que seu aplicativo já foi baixado 1 bilhão de vezes.