Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Amazon e Mercado Livre disputam consumidor com megaliquidações

Varejistas evidenciam ainda mais um fenômeno que está sendo observado a olhos nus: a explosão de consumo virtual durante a pandemia

Por Josette Goulart Atualizado em 28 set 2020, 17h08 - Publicado em 28 set 2020, 02h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diretor geral da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, diz que já tem clientes prime em 95% dos municípios brasileiros (Amazon/Divulgação)

    Só faz um ano que a Amazon lançou o seu serviço Prime no Brasil, aquele que por 9,90 reais o consumidor tem direito a frete grátis ilimitado, músicas e streaming de vídeo. Mas este um ano já foi suficiente para que a empresa de Jeff Bezos incluísse o país na rota do seu Prime Day, dia que só os clientes “primes” têm direito a todo tipo de desconto no site da empresa. Na verdade, são dois dias, e o evento será feito junto com o Prime Day americano e de outros países, nos dias 13 e 14 de outubro. A razão, segundo o diretor geral da empresa no Brasil, Alex Szapiro, é a curva de crescimento de assinaturas Prime no país, que segundo ele mais parece uma reta na vertical de tão acentuada. O Brasil teve o maior crescimento em 12 meses do que em qualquer outro país onde a Amazon entrou, segundo Szapiro. De acordo com o executivo, a empresa tem clientes Prime em 95% dos municípios brasileiros. Mas os concorrentes não estão esperando para saber se a estratégia da da Amazon vai ser um sucesso. Em desafio, o Mercado Livre começou neste domingo seu “descontaço”, que promete ser a maior liquidação da história do site.

    As megaliquidações das varejistas chegam para evidenciar ainda mais um fenômeno que está sendo observado a olhos nus: a explosão de consumo virtual durante a pandemia. Nem Amazon, nem Mercado Livre abrem sua base de clientes no Brasil, mas a expansão pode ser notada pelos investimentos em novos galpões. O Mercado Livre inaugurou um centro de distribuição na Bahia e a Amazon abriu o seu quinto galpão durante a pandemia, são quatro no interior de São Paulo e um em Pernambuco.  Segundo o diretor geral da Amazon no Brasil, acontece um processo acelerado de investimentos em infraestrutura no Brasil para atender a demanda. Para os dias de promoção, as duas empresas garantem que seus galpões estão prontos para atender a demanda que virá e nos prazos rápidos das promessas de entregas.

    No Mercado Livre, a promoção começou neste domingo e vai até o próximo sábado. De acordo com o responsável pela área de marketing da empresa, Iuri Gomes Maia, será a primeira vez que o Mercado Livre fará uma campanha tão abrangente na televisão porque o objetivo é impactar pelo menos 70% dos brasileiros. Se for um sucesso, o “Descontaço” passará a fazer parte do calendário da empresa. O Mercado Livre está vendendo a ritmo de Black Friday todos os dias desde que começou a pandemia, segundo a empresa, e a expectativa é que a megaliquidação de agora supere as Black Fridays de outros anos. A megapromoção da Amazon acontecerá após o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida e é exclusiva para clientes Prime. Mas a própria empresa diz que quem ainda não é cliente do Prime pode fazer o cadastro e experimentar a assinatura de um mês gratuitamente. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.