Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

AB Inbev patrocinará as próximas Copas após prejuízo milionário no Catar

FIFA anunciou patrocínio e acordo para fornecimento de cervejas nos mundiais femininos de 2023 e 2026 com a dona da Ambev

Por Larissa Quintino Atualizado em 8 jun 2023, 19h11 - Publicado em 8 jun 2023, 09h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A AB InBev patrocinará a Copa do Mundo feminina de 2023 em um aceno a um dos campos de crescimento mais rápido do futebol, e estenderá seu acordo com o torneio masculino, meses depois que as vendas de cerveja na Copa do Mundo no Catar foram restritas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 8, pela entidade. 

    O acordo anunciado na quinta-feira fará com que a AB InBev continue seu patrocínio global com a FIFA até a Copa do Mundo masculina de 2026, que será sediada conjuntamente por EUA, Canadá e México, confirmando o patrocínio também para o mundial de 2023, que acontece a partir de 20 de julho na Austrália e Nova Zelândia. 

    O acordo ocorre depois que a AB InBev teve de lidar com uma proibição de última hora do álcool nos estádios da Copa do Mundo no Catar em novembro, deixando a cervejaria com milhões de dólares em cerveja que não poderia vender no local. A estimativa é que o acordo no Catar custou à empresa — fusão entre a brasileira Ambev e a belga Interbrew — 75 milhões de dólares, valor da cota de patrocínio. O valor do acordo para as edições de 2023 e 2026 dos mundiais não foi divulgado e nem qual será a marca de cervejas comercializada nos estádios. Em 2014, no Brasil, Brahma e Budweiser encheram os copos dos torcedores, enquanto na Rússia, a Bud foi a cerveja escolhida. 

    O patrocínio da Copa do Mundo acrescenta lucro bilionário para a empresa. No segundo trimestre de 2018, período em que ocorreu o Mundial masculino na Rússia, a empresa teve um lucro de 2,160 bilhões de dólares, 15,5% superior ao mesmo período do ano anterior. A quantidade de cerveja vendida entre abril e junho cresceu 0,9% no trimestre. “Graças a uma notável organização na Rússia, vendemos mais cerveja nos estádios do que durante o Mundial da Fifa do Brasil 2014”, disse o grupo à época.

    O patrocínio anunciado para a Copa do Mundo feminina é sinal da crescente popularidade do futebol entre as mulheres. A final da Copa do Mundo de 2019, disputada na França, foi transmitida ao vivo para 260 milhões de pessoas, segundo a organização. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, tem pressionado por maior equidade para o futebol feminino e disse que deseja que haja premiação igual em dinheiro para os torneios masculino e feminino de 2026 e 2027.  Isso deve ser acompanhado por um maior compromisso financeiro com o futebol feminino, de emissoras e patrocinadores que oferecem uma fração do que pagam pelos direitos do torneio masculino, disse ele.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.