Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A primeira promessa de campanha de Lula emula proposta de Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que corrigir a tabela do Imposto de Renda será seu primeiro ato se eleito; correção do IR está no plano de governo de Bolsonaro

Por Larissa Quintino Atualizado em 16 ago 2022, 17h57 - Publicado em 16 ago 2022, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a porta da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), como pontapé inicial de sua campanha eleitoral. O ex-líder sindical falou aos trabalhadores da empresa e utilizou a retórica que permeia os discursos desde a pré-campanha: sobre a volta da fome e a queda da produtividade industrial. No meio de argumentos já conhecidos pelos apoiadores do ex-presidente, veio uma nova promessa: “A primeira medida que eu vou tomar quando eu ganhar as eleições é vir aqui dizer a vocês que eu vou reajustar a tabela do Imposto de Renda“, afirmou, sem dar mais detalhes, ao encerrar seu discurso nesta terça-feira, 16.

    A promessa não está no plano de governo do PT apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral, que menciona sobre o assunto uma reforma tributária que fará “os mais ricos pagarem imposto de renda”. A correção da tabela do IR é uma das promessas (antigas) de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Em 2018, o então candidato prometeu em atos de campanha o reajuste da tabela do IR com isenção para trabalhadores que recebessem até cinco salários mínimos (equivalente a 4.770 reais na época). A promessa de Bolsonaro voltou em 2022, dessa vez escrita no plano de governo. Durante a atual gestão, o governo apresentou um projeto para corrigir a tabela do IR em 31%, chegando em 2.500 reais a faixa de isenção, porém, a proposta está parada no Senado Federal.

    A tabela do IR não é reajustada desde 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Desde então, a faixa de isenção é para quem recebe 1.903 reais. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), a defasagem da tabela do IR somou 147,37% de 1996 a 2022.

    Provocação

    Durante o primeiro ato de campanha, Lula disparou provocações a Bolsonaro, acusando o atual presidente de tentar manipular “a boa-fé” dos evangélicos e espalhar mentiras. “Ele está atentado manipular, ele na verdade é um fariseu. Está tentando manipular a boa-fé de homens e mulheres evangélicas que vão à igreja tratar da sua fé, tratar da sua espiritualidade e eles ficam em contando mentira o tempo em tudo, contando mentira sobre Lula, contando mentiras sobre a mulher do Lula, contando mentira sobre vocês, contando ver mentiras sobre índio, contando mentira sobre quilombolas”, disse. Ao criticar a condução do presidente na gestão da crise sanitária da Covid-19, o ex-presidente subiu o tom, dizendo que Bolsonaro não tem empatia e “é possuído”.  “Você não tem amor, uma única lágrima para as 680 mil pessoas que morreram de Covid. Você nunca se preocupou em saber quantas crianças estão órfãs, porque você é negacionista. Você não acredita na ciência. Você não acreditou na medicina. Você não acreditou nos governadores. Você não acreditou na medicina. Você acreditou na sua mentira. Porque se tem alguém que é possuído pelo demônio é esse Bolsonaro”, disse o candidato do PT.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.