Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A operação de Zuckerberg para salvar o Instagram

Após resultados sombrios da Meta, empresa recorre a um dos primeiros recursos da rede social para tentar desbancar o TikTok

Por Luana Zanobia Atualizado em 24 mar 2022, 21h33 - Publicado em 24 mar 2022, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Numa crise avassaladora, a Meta Plataforms, antigo Facebook, viu o anúncio de resultados relativos ao quarto trimestre de 2021 lançar uma sombra sobre o seu futuro. Pela primeira vez em seus dezoito anos, a empresa de Mark Zuckerberg, que reúne as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, registrou queda no número de usuários. A derrocada impulsionou a companhia a adotar uma nova estratégia em uma operação para salvar o Instagram, que ganhou com o TikTok um rival de peso na disputa pela preferência do público.

    A mudança se trata de novas configurações para o feed, que volta a ter a opção de ordem cronológica, como era no início da rede social. Além do feed atual, os usuários poderão montar outros dois feeds por meio das opções “seguindo” e “favoritos”. Em ambos, o feed segue a ordem cronológica, mas só aparecem as publicações de quem o usuário segue e mais interage ou aqueles que o usuário escolheu como preferência para visualizar os conteúdos. O formato atual do feed será mantido na página inicial da rede social, da mesma forma que funciona hoje. Atualmente, ele é organizado por um algoritmo que combina publicações de acordo com o interesse dos usuários, com base no comportamento e perfil do usuário na rede.

    Com perda de popularidade entre os mais jovens, a Meta vinha tentando impulsionar o Reels, uma funcionalidade do Instagram que é uma cópia do TikTok. Mas, não tem funcionado. Além da dificuldade de monetizar o Reels, o rival TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo nos últimos dois anos, tirando o reinado das três redes da Meta. Ainda sem conseguir impulsionar o Reels, a companhia passa a focar na força principal do Instagram: o feed. A mudança visa a atender ao pedido do público, que vinha reclamando do atual formato baseado em algoritmo, e pedia pela volta das publicações em ordem cronológica.

    A mudança já estava prevista no calendário da companhia de Zuckerberg. O CEO da plataforma, Adam Mosseri, anunciou as alterações em janeiro, em um vídeo realizado em seu próprio perfil no Instagram, mas a atualizações ficaram disponíveis aos usuários nesta quarta-feira, 23.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.