Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A nova função ‘antivício’ do Instagram e do Facebook

Estudos ligam uso intensivo de redes sociais à ansiedade e a outros transtornos psicológicos

Por Redação
Atualizado em 3 jul 2018, 19h47 - Publicado em 3 jul 2018, 16h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Facebook e Instagram estão testando um recurso para que as pessoas consigam controlar as notificações dos aplicativos. O botão “Não perturbe” será similar ao recurso presente no sistema operacional Android – com ele, os usuários podem desativar as notificações que recebem.

    Publicidade

    A atualização foi identificada pelo consultor digital Matt Navarra e pelo site WABetaIndo, que analisa versões de aplicativos do Android que ainda não foram lançadas.

    Publicidade

    Continua após a publicidade

    Nesta semana, o Instagram ganhou uma ferramenta para regular o uso do aplicativo. Agora, a plataforma avisa ao usuário quando ele viu todo o feed. A mensagem diz: “Isso é tudo. Você viu todas as suas novas publicações dos últimos dois dias”.

    Publicidade

    Os recursos fazem parte de um movimento das grandes empresas de tecnologia para tentar melhorar sua imagem pública por meio de ações contra o vício em dispositivos móveis. Em junho, a Apple anunciou novos aplicativos para reduzir o uso de smartphones pelos usuários – eles serão disponibilizados com o iOS 12, a partir de setembro deste ano.

    O tema tem ganhado força no debate público e já se tornou uma expressão na língua inglesa: “fomo”, acrônimo para fear of missing out, ou “medo de ficar de fora”. Várias pesquisas sugerem que o uso intensivo de celular e redes sociais está ligado à ansiedade, ao stress e a transtornos psicológicos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em estudo publicado em 2017, o Instagram foi apontado pelo Royal Society for Public Health como a rede mais prejudicial à saúde mental dos jovens, seguida do Snapchat, do Facebook, do Twitter e do YouTube. Cerca de 70% dos entrevistados apoiaram que as redes sociais implantassem avisos de uso excessivo para os usuários.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.