Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A lista de fortunas que une Lemann e Luciano Hang

O empreendedor suíço-brasileiro que é o homem mais rico do país e o apoiador de Bolsonaro dono da Havan estão entre os bilionários "self-made"

Por Da Redação Atualizado em 29 set 2022, 09h31 - Publicado em 27 set 2022, 17h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O empresário Luciano Hang, fundador e dono da rede de lojas de departamento Havan, é um dos 15 bilionários “self-made” do Brasil que fazem parte da lista da Forbes, ou seja, de empresários que fizeram fortuna com o fruto de seu trabalho, e não herdaram heranças ou empresas. Com 59 anos e um patrimônio de 24,5 bilhões de reais, o “velho da Havan”, bastante conhecido como um apoiador de Jair Bolsonaro, é descrito na lista como alguém que, aos 24 anos, “criou a varejista Havan em 1986 ao lado do ex-sócio Vanderlei de Limas — que mais tarde vendeu sua posição para Hang”.

    Hang é o sexto da lista de brasileiros e aparece após empresários bastante conhecidos, como Jorge Paulo Lemann, Eduardo Luiz Saverin, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto da Veiga Sicupira e André Esteves. Lemann ocupa o primeiro lugar com uma fortuna estimada em 72 bilhões de reais e como acionista controlador da cervejaria AB Inbev por meio do fundo 3G Capital. Já Saverin, co-fundador do Facebook, atual Meta, ocupa o segundo lugar com um patrimônio de 52,8 bilhões de reais. Em terceiro lugar, Marcel Telles acumula 48 bilhões de reais em negócios com a sociedade com Lemann na 3G Capital, enquanto Sicupira ocupa o quarto lugar, com uma fortuna de 39,85 bilhões de reais, também principalmente como sócio da 3G Capital. Já André Esteves aparece em quinto lugar, com 29,7 bilhões de reais, à frente do BTG Pactual.

    Além deles, há brasileiros na lista como Alexandre Behring da Costa, com 24 bilhões de reais e também parte da 3G Capital, e o empresário Henri Armand Slezynger, com 17,2 bilhões de reais e dono da empresa do setor químico e fertilizantes Unigel.

    Também está na lista Miguel Krigsner, com 16,8 bilhões de reais e fundador da rede de cosméticos O Boticário, assim como Walter Faria, com 16,7 bilhões de reais, empresário que adquiriu a cervejaria Petrópolis em 1998 e conseguiu transformá-la em uma das maiores empresas de bebidas do país.

    Jorge Moll Filho, com 13,6 bilhões de reais, também compõe o top 10 brasileiro e construiu a sua fortuna com a Rede D’Or, que fundou em 1977 e é o maior grupo hospitalar brasileiro. Outros nomes da relação incluem Alceu Elias Feldmann, com 13 bilhões de reais e fundador do grupo de fertilizantes Fertipar, e Lirio Albino Parisotto, com 12 bilhões de reais e fundador da Videolar. Em penúltimo lugar, vem Mário Araújo Alencar Araripe, com 12 bilhões de reais e controlador da Casa dos Ventos, de energias renováveis, e da montadora de veículos Troller. E por último da relação de brasileiro aparece Candido Pinheiro Koren de Lima, com 10,1 bilhões de reais, fundador da prestadora de serviços de saúde Hapvida.

    A lista da Forbes analisou os brasileiros com os mesmos parâmetros da Forbes norte-americana, ou seja, levando em conta a participação dos empresários em ações de empresas listadas nas bolsas de valores, na data de 3 de maio de 2022.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.