Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

‘This Is America’, de Donald Glover, se inspirou em ‘Cidade de Deus’

Lançado há menos de uma semana, clipe se aproxima de 80 milhões de visualizações no YouTube

Por Redação Atualizado em 11 Maio 2018, 19h18 - Publicado em 11 Maio 2018, 17h50

O clipe de This Is America, do rapper, cantor e ator americano Donald Glover, foi parcialmente inspirado pelo filme brasileiro Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles. Hiro Murai, que dirigiu o vídeo, afirmou ao site da revista Variety que a concepção visual do clipe foi inspirada na ideia de “um vídeo de dança que se passa nos últimos vinte minutos do filme Mãe! ou no mundo de Cidade de Deus”.

O clipe, lançado no sábado, ou seja, menos de uma semana atrás, acumula quase 80 milhões de visualizações até agora e vem colecionando elogios do público e da crítica especializada ao tratar de questões como raça e violência com armas de fogo em um vídeo cheio de referências à história da população negra americana.

  • O vídeo mostra Glover, que em sua carreira musical usa o nome de Childish Gambino, dançando por um galpão. Enquanto dança, porém, mata a tiros várias pessoas negras, inclusive um coral de igreja. “Donald ficou responsável pelo conceito inicial do clipe porque ele sabia do que a música tratava, e eu só comecei a trabalhar quando ele estava mixando as partes finais da canção. Mas no processo criativo do vídeo, foi como se estivéssemos brincando de batata quente com as ideias — mesmo enquanto estávamos filmando”, disse Murai.

    Glover anunciou no começo do ano que seu próximo álbum, o quarto, será o último de sua persona musical, Childish Gambino. O músico foi indicado a cinco categorias no último Grammy, vencendo uma delas, a de melhor performance tradicional de R&B, com a música Redbone. Conhecido também por sua carreira como ator, ele estrela Atlanta, série do canal FX vencedora de dois troféus no Globo de Ouro e dois no Emmy.

    Continua após a publicidade
    Publicidade