Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Show das poderosas: a voz (e o rebolado) da nova geração do funk

Com letras de afirmação feminina e sexualidade agressiva, jovens cantoras conquistam seu espaço no mercado musical brasileiro

Por Sérgio Martins e Ernani d'Almeida (foto)
Atualizado em 4 jun 2024, 19h13 - Publicado em 4 mar 2017, 08h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Isabela Lima, 26 anos, é formada em publicidade e trabalhou por dois anos com produção de vídeo, mas sempre acalentou o desejo de se tornar cantora — ainda se orgulha das apresentações que, adolescente, fazia nas missas de domingo. Dois anos atrás, ela estreou um canal no YouTube, no qual interpretava hits de Adele, Rihanna e Beyoncé. Os vídeos serviram como um currículo, enviado a gravadoras. Iza, como ela assina seu trabalho, acabou contratada pela Warner e já lançou dois singles: Quem Sabe Sou Eu e Te Pegar. Não é um caso isolado: desde 2013, quando Anitta apareceu no mercado com Show das Poderosas, vêm surgindo jovens intérpretes que aliam a voz à sedução do rebolado. Reportagem de VEJA desta semana mostra que esse novo funk carioca carrega na sensualidade, mas é mais comportado do que os tradicionais “pancadões”. As letras levantam a bandeira do poder feminino, ainda que seja só o poder de provocar e depois esnobar os marmanjos, como se ouve em Você Gosta Assim, dueto de Gabily e Ludmilla: “Quando eu te olho naquela intenção / Com um sorriso de provocação / Finjo que sim, depois digo que não”. No sucesso Hoje, Ludmilla, revertendo os papéis tradicionais nos jogos de sedução, avança sobre uma paquera: “Hoje você não me escapa”. Sim, é o verdadeiro show das poderosas.

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.