Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

O petróleo é nosso: Cuca, do Sítio, vira ícone gay internacional

Nem Claudia Leitte nem Anitta: as brasileiras que os gringos mais amam são Nazaré e a bruxa-crocodilo

Por Maria Carolina Maia Atualizado em 17 jun 2017, 16h12 - Publicado em 17 jun 2017, 15h51

Se tem uma coisa de que o brasileiro pode se orgulhar é de produzir memes. Depois de alçar a impagável Nazaré Tedesco a personagem das redes sociais mundo afora, agora o país está exportando a Cuca — aquele crocodilo que é também uma bruxa, criada por Monteiro Lobato para a série de livros infantis do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mais especificamente, a Cuca da segunda adaptação televisiva da obra de Lobato, aquela exibida pela Globo de 2001 a 2007, em que a vilã era representada por um monstrengo verde que mais parecia um jacaré — ou algo que tentava se passar por um — de látex inflável, com um perucão aloirado como a cabeleira de uma dançarina do É o Tchan. É essa figura curiosa que virou musa de tuiteiros, e em especial dos tuiteiros gays, que fizeram dela a nova rainha do arco-íris.

  • Enquanto Claudia Leitte viu sua apresentação na abertura da Copa de 2014, ao lado de Jennifer López, se tornar aos poucos um registro dos manuais de futebol e Anitta tenta com artilharia pesada — já fez uma parceria com o colombiano Maluma, uma com a rapper australiana Iggy Azaelea e um clipe solo impulsionado por uma campanha que desafia as pessoas a imitar seu rebolado nas redes — um lugar ao sol de Los Angeles, a Cuca, sem nenhum esforço, caiu nas graças dos estrangeiros.

    Textos dos sites americanos Mic e do BuzzFeed procuram explicar aos gringos quem é esse personagem, definido por um como “the internet’s new gay icon” (“o novo ícone gay da internet”) e pelo outro, como “a new queen” (“uma nova rainha” da internet). “She’s a mythical crocodile and children’s TV show star serving drama and blonde wigs”, diz a nota do Mic (“Ela é um crocodilo mítico e uma estrela de um programa de TV para crianças com drama e perucas loiras”).

    Segundo esse texto, o crush da internet pela Cuca começou na quinta-feira passada, quando um gif da “crocodilo cheia de atitude” circulou com letras da música Check It Out, de Nick Minaj. A combinação foi perfeita — e explosiva: a personagem de Monteiro Lobato passou a ser retuitada e viu seus posts se multiplicarem pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

    Confira abaixo esse gif com a letra do hit de Nick Minaj e outros que andam fazendo a alegria de usuários que nunca ouviram falar de Monteiro Lobato — aliás, como diria o escritor, o petróleo é nosso.

    Continua após a publicidade
    Publicidade