Nesta terça-feira, A Força do Querer conseguiu não apenas repetir a excelente média de audiência do capítulo de segunda, quando registrou 41 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A primeira noite de Ivana, ponto de inflexão da personagem, que chegou ao seu limite e agora iniciará a sua transição de gênero, bateu a surra de Louboutin da madame Joyce (Maria Fernanda Cândido) e da sereia Ritinha (Isis Valverde) sobre a arquiteta psicopata Irene (Débora Falabella) por um ponto. A iniciação sexual de Ivana teve pico de 43 pontos, contra 42 da pancadaria.
O capítulo desta segunda foi tenso e dramático. A noite de sexo com Claudio, durante uma viagem do casal a Angra dos Reis, já estava programada fazia alguns capítulos. Nem por isso, a sequência foi menos desafiadora para Ivana. Apesar de fofo e atencioso, Claudio (Gabriel Stauffer) tem uma cegueira que beira a insensibilidade. A uma namorada que só se veste com roupas de garoto, ele dá uma lingerie sexy, que, ele pensa, ela adoraria usar na sua primeira vez. Ivana vai ao banheiro para vesti-la e, depois de se ver feminina no espelho, sente uma rejeição tão grande de si mesma e da roupa, que a rasga em pedaços.
O público acompanhou atento ao desenrolar do episódio, que culminou no fim do namoro de Claudio e Ivana. Pelo Twitter, chegaram a perguntar à autora, Gloria Perez, se havia possibilidade de ela esticar o folhetim. Ela disse que não — que A Força do Querer deve ter os 173 capítulos inicialmente previstos. “Nem brinca”, escreveu.