Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Por que a Disney aposta todas as fichas em novo jogo do Star Wars

A novidade deve instalar os gamers definitivamente no mapa desse universo

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 ago 2024, 15h32 - Publicado em 24 ago 2024, 08h00

Há quase cinquenta anos, os cinemas americanos começaram a exibir Star Wars (1977), uma ópera espacial inovadora que revolucionou a indústria cinematográfica. Ambientada em uma galáxia muito, muito distante, a aventura seguia um jovem garoto de fazenda, Luke Skywalker (Mark Hamill), envolvido em um conflito galáctico entre o opressivo Império e a libertadora Aliança Rebelde. A saga criada por George Lucas cresceu, se multiplicou e furou a bolha do audiovisual, alcançando sucesso também nos livros, quadrinhos, desenhos, séries e por onde quer que se expandisse. Nos jogos eletrônicos, porém, nunca decolou de forma meteórica e cósmica que os fãs esperavam. Para mudar de uma vez por todas essa escrita, a aposta da Disney, que detém os direitos da história desde 2012, é o novo Star Wars: Outlaws, que começará a ser distribuído no próximo dia 30.

arte games Star Wars

O jogo desenvolvido pela francesa Ubisoft se passa entre O Império Contra-­Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), um espaço temporal pouco explorado na cronologia, quando ocorre a guerra civil entre os rebeldes e o Império. Os jogadores assumirão o papel de uma caçadora de recompensas chamada Kay Vess, claramente inspirada em Han Solo (Harrison Ford), a navegar no submundo criminoso da galáxia. A brincadeira foi projetada como uma experiência de mundo aberto, na qual é possível explorar diferentes planetas, assumir várias missões de caça a recompensas e fazer escolhas que influenciam a narrativa. “A equipe se concentrou na autenticidade pesquisando profundamente os materiais originais de Star Wars, incluindo arte conceitual e até os kits de modelos usados ​​nos filmes”, disse a VEJA Benedikt Podlesnigg, diretor de arte de Outlaws. “Essa abordagem nos ajudou a criar um jogo que parece uma extensão natural da trilogia original de George Lucas.”

A história por trás de Outlaws ajuda a entender o investimento da Disney em um videogame com características que favorecem a experiência do jogador, colocando-o em cenários familiares da saga e ao lado de personagens que emulam os protagonistas originais. Desde 1982, foram lançados mais de 100 títulos inspirados no faroeste intergaláctico. Nenhum deles, no entanto, entregou satisfatoriamente o que promete a Ubisoft, gigante francesa responsável por franquias de respeito como Assassin’s Creed e Far Cry. Especialista nessas aventuras em que os jogadores desbravam mundos inteiros e até universos, a empresa gastou cerca de quatro anos no formato do novo jogo eletrônico. “O valor de Star Wars em videogames está na capacidade de explorar o vasto universo da saga de forma interativa”, diz Marthe Jonkers, também envolvida no desenvolvimento. “Os jogadores podem mergulhar no mundo, conhecer personagens e descobrir histórias ocultas, criando uma experiência envolvente.”

ANTI-HERÓI - Harrison Ford como o contrabandista Han Solo: inspiração
ANTI-HERÓI - Harrison Ford como o contrabandista Han Solo: inspiração (Sunset Boulevard/Corbis/Getty Images)
Continua após a publicidade

Após um acordo de exclusividade de dez anos com a americana Electronic Arts, conhecida pelo defunto jogo Fifa, a Disney decidiu que títulos inspirados na saga, como Battlefront e Jedi, embora tenham se saído bem em termos de vendas, não estavam à altura do que os fãs mereciam. Além de diversificar as parcerias, a gigante do entretenimento investiu cerca de 1,5 bilhão de dólares na Epic Games, do popular Fortnite, e deve trabalhar no cruzamento dessas mídias, trazendo títulos de jogos para o audiovisual, e vice-versa — como aconteceu há pouco com Fallout, que virou série na Amazon, e Borderlands, adaptado para a telona. “Os games podem alcançar diversos públicos em diferentes plataformas, como PC, consoles e mobile”, afirma o analista Carlos Silva, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Além disso, há um efeito sinérgico interessante entre games, filmes, séries e outros conteúdos.” É o poder da força.

Publicado em VEJA de 23 de agosto de 2024, edição nº 2907

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.