Para financiar guerra na Ucrânia, site russo vende até Kandinsky duvidoso
Obra foi adicionada ao projeto "Arte Pela Vitória", que visa arrecadar fundos para o Exército russo por meio da venda de NFTs

A guerra entre Rússia e Ucrânia já passa de 70 dias, e um novo site batizado de Arte Pela Vitória pretende vender obras de arte para financiar as tropas russas na ofensiva contra o país vizinho. Lançado recentemente, o site foi fundado pela organização pró-Rússia Projeto Terricon e reúne uma série de NFTs oferecidos para, segundo eles, “apoiar soldados e oficiais, bem como para ajudar civis em Donbass”. O destaque, porém, fica para um quadro atribuído a Wassily Kandinsky, e possivelmente falso, avaliado entre 8 e 10 milhões de euros pela organização.
Intitulado como Murnau – Casa na Colina, a obra supostamente teria sido pintada pelo vanguardista russo em 1909, mas sua autenticidade é duvidosa. Isso porque ela é certificada pelo Departamento de Perícia da Galeria Tretyakov, que revelou, em 2008, que 96 pinturas falsas de sua coleção haviam sido erroneamente certificadas. Em 2016, inclusive, o departamento de perícia da instituição foi dissolvido, fazendo com que o órgão que atesta a validade da obra deixasse de existir.
A paisagem foi apresentada em um livro de 2005 de Valery Turchin, historiador famoso por certificar uma pintura falsa de Kandinsky confiscada em 2011 pela polícia italiana. O livro despertou críticas da Kandinsky Society, e a obra em questão não está incluída no catálogo oficial do artista.
Segundo o Terricon Project, porém, a Sotheby’s teria estimado a tela em 10 milhões de euros, mas um porta-voz da empresa disse ao site especializado The Art Newspaper que a casa de leilões “não confirma estimativas de obras de arte sem primeiro inspecioná-las pessoalmente e estabelecer sua autenticidade”, e solicitou que a referência seja removida do site.