Outra gafe do Oscar: tributo póstumo ‘mata’ produtora australiana
Vídeo 'in memoriam', com homenagem à figurinista Janet Patterson, que morreu em outubro de 2015, trazia foto da produtora australiana Jan Chapman
O vídeo que homenageia artistas que morreram durante o ano anterior e é transmitido durante a premiação do Oscar acabou produzindo mais uma gafe durante a cerimônia. No filme ‘in memoriam’, o tributo à figurinista australiana Janet Patterson, que morreu em outubro de 2016, trazia por engano a foto de Jan Chapman, uma produtora australiana que está viva. O nome e os créditos estavam corretos, mas a foto, errada.
“Fiquei devastada pelo uso de minha foto no lugar da de Janet Patterson, minha grande amiga e colaboradora de tantos anos. Havia pedido a sua agência que checasse qualquer fotografia que pudesse ser usada e entendi que a Academia estava bem informada. Janet era uma grande beleza, foi indicada quatro vezes ao Oscar e é muito decepcionante ver que o erro não foi corrigido. Estou viva, bem e sou uma produtora ativa”, afirmou Jan Chapman por e-mail ao site da revista americana Variety.
Janet Patterson foi indicada na categoria melhor figurino em quatro filmes, O Piano, Retratos de Uma Mulher, Oscar e Lucinda e O Brilho de uma Paixão. Jan Chapman é uma das produtoras mais conhecidas da Austrália e trabalhou junto com Patterson no filme O Piano.
A Academia ainda não comentou o equívoco.