Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os melhores álbuns de 2019: sintonia com o presente

Lizzo, Elza Soares e Bruce Springsteen

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 14h45 - Publicado em 27 dez 2019, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 1 – CUZ I LOVE YOU, de Lizzo (Warner)

    CAPA-DISCO-LIZZO

    Em novembro, ao ser brindada com oito indicações para o Grammy 2020, a cantora americana enumerou os sacrifícios que fez até ser ouvida. Ela teve de passar noites dormindo no próprio carro, cantou em troca de cerveja e comida, enfrentou a morte do pai e chegou a ficar com a conta bancária negativa. No mundo do pop, repleto de intérpretes curvilíneas e de porte atlético, Lizzo chama atenção. Está muitos quilos acima do peso, e sua voz exibe uma rouquidão por vezes exasperante. Ela, porém, triunfa justamente por fugir aos padrões — e mostrar uma liberdade criativa que resume o volátil espírito millennial. Sua música traz elementos de rock, soul, pop, hip-hop e até gospel. Cuz I Love You, seu terceiro disco, convida à pista de dança, mas também faz pensar. As letras falam de respeito e empoderamento: a faixa Soulmate enaltece a vida de solteira, enquanto Juice é pura autocelebração. “Sou como chardonnay, fico melhor com o tempo”, canta.

    + Compre Cuz I Love You na Amazon


    2 – PLANETA FOME, de Elza Soares (Deck)

    CAPA-DISCO-ELZA-SOARES

    Continua após a publicidade

    Perto de completar 90 anos, a cantora carioca tem demonstrado um fôlego e uma sede pelo novo de causar inveja às jovens intérpretes nacionais. Planeta Fome é o terceiro álbum da fase de energia renovada iniciada em A Mulher do Fim do Mundo, de 2015. O título do belo trabalho de 2019 faz alusão ao momento da década de 50 em que a então jovem Elza se apresentou no programa de calouros de Ary Barroso no rádio. Ao ver a moça mal-ajambrada, o autor de Aquarela do Brasil perguntou-lhe de qual planeta ela vinha. “Planeta Fome”, tascou Elza. No disco, a cantora exibe a mesma contundência ao encarar temas que mexem com o Brasil de hoje: racismo, homofobia e política. Elza se faz acompanhar por talentos do novo pop nacional. O grupo BaianaSystem está presente em Libertação e o rapper BNegão apimenta Blá Blá Blá. A cantora dá também outra roupagem a Comportamento Geral, de Gonzaguinha, transmutando-a em um poderoso reggae de protesto.

    + Compre Planeta Fome na Amazon


    3 – WESTERN STARS, de Bruce Springsteen (Sony Music)

    CAPA-DISCO-BRUCE-SPRINGSTEEN

    O cantor e compositor americano sempre traduziu de modo exemplar os anseios e as dificuldades do cidadão médio de seu país. Western Stars, seu primeiro trabalho-solo em catorze anos, lança um olhar carinhoso sobre o Velho Oeste dos Estados Unidos. Springsteen já tinha falado brevemente sobre o tema em Nebraska, álbum de 1982 gravado somente com voz e violão. Neste, contudo, o tratamento musical é tão elaborado quanto num faroeste de John Ford: ouvem-se orquestras, coros femininos e guitarras discretas que remetem às produções dos anos 70 de Nashville, berço do cancioneiro country. Springsteen sempre foi um grande criador de personagens, e eles aparecem de modo esplendoroso em Western Stars. Na faixa-título, o cantor fala de um ator veterano, orgulhoso de ter tomado um tiro do eterno caubói John Wayne. O disco traz à luz, ainda, tipos fascinantes como um dublê capaz de listar todos os ferimentos acumulados em décadas de profissão (Drive Fast — The Stuntman) e um caronista que se gaba de suas aventuras (Hitch Hikin’).

    Continua após a publicidade

    + Compre Western Stars na Amazon

    Publicado em VEJA de 1º de janeiro de 2020, edição nº 2667

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Os melhores álbuns de 2019: sintonia com o presenteOs melhores álbuns de 2019: sintonia com o presente
    Cuz I Love You
    Os melhores álbuns de 2019: sintonia com o presenteOs melhores álbuns de 2019: sintonia com o presente
    Planeta Fome
    Os melhores álbuns de 2019: sintonia com o presenteOs melhores álbuns de 2019: sintonia com o presente
    Western Stars
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.