Os bastidores do cancelamento de exibição de especial com Zezé Di Camargo no SBT
Cantor havia pedido para emissora cancelar programa após visita do presidente Lula no evento de inauguração do SBT News
Horas após informar que manteria o especial Natal é Amor com Zezé Di Camargo, programa especial com o cantor sertanejo programado para a próxima quarta-feira, 17, o SBT divulgou que cancelou a exibição, mas sem detalhar o que fez a empresa tomar a decisão. Segundo apurou VEJA, a direção da empresa passou o dia ponderando se alterava ou não a programação já que Camargo publicou um vídeo criticando as filhas de Silvio Santos (1930-2024) por terem recebido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no SBT, na última sexta-feira, 12, para a inauguração do SBT News, seu novo canal de notícias na TV paga. Houve, inclusive, uma conversa com o sertanejo para que ele se retratasse pelas declarações, que ofenderam profundamente as herdeiras da família Abravanel, já que o artista declarara que elas estavam “se prostituindo”, mas Zezé Di Camargo se recusou a pedir desculpas pelo episódio. Com isso, Daniela Abravaenl Beyruti, presidente do SBT e uma das filhas de Silvio Santos, decidiu cancelar o programa.
“A Assessoria de Comunicação informa que, após avaliações internas, a cúpula do SBT decidiu por não exibir o Especial “Natal é Amor com Zezé Di Camargo”, programado para a próxima quarta-feira, às 23h. A emissora divulgará em breve a atração que ocupará o horário”, informou a emissora em nota enviada à imprensa.
O que aconteceu entre Zezé Di Camargo e o SBT?
Na madrugada de domingo, 14, para segunda, 15, Zezé di Camargo publicou um vídeo em seu Instagram em que criticava as filhas de Silvio Santos pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no SBT durante o evento de inauguração do SBT News — algo que irritou profundamente figuras da direita bolsonarista.
O novo canal tomou todas as atenções do público nas redes sociais e portais de notícias graças ao posicionamento um tanto equivocado do sertanejo, que acusou as filhas de Senor Abravanel de não honrarem a posição política do pai, pedindo ainda que seu especial de Natal já gravado e entãi programado para a próxima quarta-feira, 17 de dezembro, não fosse mais exibido no canal. O músico, no entanto, não poderia estar mais errado: ao convidar Lula para o evento, as filhas de Silvio Santos honraram o costume do pai de receber e bajular presidentes, independentemente do partido ou regime político, já que o comunicador, como um bom empresário, sabia ser diplomático e defendia bem seus próprios interesses.
As críticas de bolsonaristas como Camargo obrigaram Daniela, a presidente do SBT e filha de Silvio Santos, a divulgar uma carta aberta sobre a controvérsia pela presença de Lula e outras figuras como Alexandre de Moraes, ministro do STF. Daniela afirma no texto que o SBT está em busca de diálogo e que são “imparciais e isentos”.
Confira a seguir a carta na íntegra:
“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.
Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.
Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.
O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.
Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.
A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Flamengo x PSG: onde assistir, horário e escalações
Na véspera da votação do PL da Dosimetria, Moraes envia recado ao Senado: ‘Não é possível’
Prefeitura cancela show de Zezé Di Camargo em meio à polêmica com SBT
A resposta de Janja a Zezé di Camargo sobre ida de Lula ao SBT
TOC de Roberto Carlos faz nova vítima ‘musical’ em especial da TV Globo





