O protesto peculiar de Paul McCartney contra uso da IA na música
Com canção silenciosa, ex-beatle se une a um movimento global contra o uso de obras artísticas pela inteligência artificial
Paul McCartney se juntou a mais de 1 000 artistas em um protesto unificado contra a abertura da indústria musical às empresas de inteligência artificial (IA). O ex-beatle compôs uma faixa praticamente silenciosa de 2 minutos e 45 segundos para o compilado Is This What We Want?, um álbum-protesto contra a tentativa do governo britânico de alterar a lei de direitos autorais.
O Reino Unido iniciou, no final de 2024, uma consulta pública para propor uma mudança na lei de direitos autorais, a fim de permitir que empresas de IA pudessem treinar suas máquinas com obras artísticas protegidas por direitos autorais sem necessidade de licença — entre elas, músicas. Elton John, grande nome da música britânica, se pronunciou, chamando os propositores da lei de “perdedores absolutos”.
Além disso, a sugestão incitou a reunião de artistas para o lançamento de Is This What We Want?, cujas faixas, quando colocadas lado a lado, formam a frase “The British Government must not legalize music theft to benefit AI companies”, que se traduz livremente como “O governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA”. A faixa gravada por Paul McCartney ocupa o lado B do disco, que será lançado em vinil ainda este mês.
Quando a polêmica se iniciou, Paul McCartney se pronunciou contra a medida do governo. “Temos que ter cuidado com isso, porque pode simplesmente tomar conta de tudo e não queremos que isso aconteça, principalmente para os jovens compositores e escritores para quem pode ser a única maneira de construir uma carreira (…). Se a IA acabar com isso, seria algo muito triste mesmo” , afirmou o ex-Beatle. No parlamento, a oposição trouxe propostas que valorizariam o conteúdo protegido por direito autoral, e dariam aos artistas a possibilidade de negociar as licenças para o seu uso e reprodução por empresas de IA.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
A reunião de Moraes com o comandante do Exército sobre a prisão de Bolsonaro
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil
A resposta de Janja para o chanceler alemão que criticou Belém
A resposta do governador do Pará à fala do chanceler alemão sobre Belém
A revolta de evangélicos contra presente da China ao Brasil na COP30







