O ataque racista sofrido por Michael B. Jordan e Delroy Lindo durante o BAFTA
Ativista sentado na plateia gritou a 'n-word', considerada racista nos Estados Unidos
Os atores Michael B. Jordan e Delroy Lindo, de Pecadores, filme com mais indicações na história do Oscar, foram vítimas de um ataque racista durante o Bafta Awards, a premiação da Academia Britânica de Cinema, na noite do último domingo, 22 de fevereiro.
Os atores estavam no palco para anunciar o filme vencedor da categoria de melhores efeitos visuais quando John Davidson, um ator e ativista da síndrome de Tourette gritou a “n-word” para os atores, “nigger”, uma palavra racista e depreciativa da língua inglesa. Historicamente, nos Estados Unidos, o termo foi usado em diferentes expressões com conotação odiosa contra a população negra, e é até os dias de hoje considerada um insulto racista.
John Davidson, diagnosticado com Tourette aos 25 anos, foi inspiração para o filme I Swear, que concorreu ao Bafta em diversas categorias, e estava na plateia para acompanhar a premiação. A síndrome é caracterizada por movimentos e sons emitidos de forma involuntária, incluindo palavrões e xingamentos. Após o episódio, o apresentador da cerimônia, Alan Cumming, se desculpou com a plateia. “A síndrome de Tourette é uma deficiência e os tiques que vocês ouviram esta noite são involuntários, o que significa que a pessoa com síndrome de Tourette não tem controle sobre a linguagem. Pedimos desculpas se vocês se sentiram ofendidos esta noite”, disse.
Depois de escutarem o insulto, Jordan e Lindo deram prosseguimento ao anúncio do vencedor, que foi o longa Avatar: Fogo e Cinzas, de James Cameron, mas claramente desconfortáveis com a situação. Mesmo com duas horas de atraso na transmissão, a BBC não fez cortes na gravação da cerimônia e o momento do ataque contra os atores foi ao ar. Após o ocorrido, um porta-voz da emissora se desculpou pela atitude. “Alguns telespectadores podem ter ouvido linguagem forte e ofensiva durante a cerimônia. Isso ocorreu devido a tiques verbais involuntários associados à síndrome de Tourette e, como explicado durante a cerimônia, não foi intencional. Pedimos desculpas por não termos editado esse trecho antes da transmissão e ele será removido da versão disponível no BBC iPlayer”, afirmou.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial





