A novela indiana Pehredar Piya Ki (Guarda do Marido, em tradução direta), que mostrava um menino de 10 anos casado com uma mulher de 19, saiu do ar após protestos de espectadores que afirmavam que ela glorificava o casamento infantil. O Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia disse que pediu uma revisão do programa após receber uma petição questionando a influência da novela sobre o público.
“O programa foi empurrado para uma grade tarde da noite com um aviso legal e agora foi tirada do ar”, disse uma autoridade do Ministério, em condição de anonimato. O último episódio foi veiculado na sexta-feira, encerrando semanas de controvérsias sobre seu retrato do casamento infantil, que, ainda que seja ilegal, continua difundido em muitas partes do país – a idade legal para o casamento na Índia é 18 anos para as mulheres e 21 para os homens.
O programa, que entrou no ar em julho, estimulou uma petição do site Change.org pedindo que o ministro da Informação e da Radiodifusão, Smriti Irani, o banisse. A petição juntou cerca de 50.000 assinaturas, apenas 48 horas após sua criação. O autor da petição, Mansi Jain, questionou a influência que a novela teria.
Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Sony Entertainment Television, que exibia a novela na Índia, afirmou ter retirado o programa do ar.
(Com Reuters)