Morre homem que inspirou Dylan em ‘Mr. Tambourine Man’
Dylan escreveu clássico depois de ver Langhorne chegar a uma sessão de estúdio com uma pandeireta turca

Bruce Langhorne, colaborador assíduo de Bob Dylan e conhecido como o homem que o inspirou a compor o clássico Mr. Tambourine Man, faleceu aos 78 anos na sexta-feira passada em Venice, no Estado americano da Califórnia, por insuficiência renal, informou nesta segunda-feira a revista Rolling Stone. Em 1965, Dylan escreveu um de seus maiores clássicos depois de ver Langhorne chegar a uma sessão de estúdio com uma pandeireta turca cheia de pequenos sinos.
O músico trabalhou pela primeira vez com Dylan nas gravações do disco The Freewheelin’ Bob Dylan e no primeiro single do artista, Mixed up Confusion. Depois, teve papel decisivo no álbum Bringing It All Back Home, onde foi o principal guitarrista de canções como Subterranean Homesick Blues, Maggie’s Farm e Outlaw Blues. “Se Bruce estava tocando contigo, isso era tudo de que você precisava para fazer qualquer coisa”, escreveu Dylan em sua autobiografia Bob Dylan – Crônicas – Volume Um (Planeta).
Confira abaixo uma foto de Bruce Langhorne:
Para além do trabalho com Dylan, gravou com Joan Baez, Judy Collins, Richie Havens e Tom Rush, entre outros. Langhorne também tocou em Washington com a lenda do folk Odetta, em março de 1963, exatamente antes do ativista político Martin Luther King Jr. fazer seu histórico discurso “I Have a Dream”.
(Com agência EFE)