Escalado por Silvio Santos para fazer frente à transmissão do Oscar pela Globo, neste domingo, o Troféu Imprensa tem como seu maior vencedor… justamente Silvio Santos, seu criador. O apresentado ganhou seu primeiro troféu de melhor animador de TV em 1969. Desde então, foi o que mais recebeu o próprio prêmio — 28 estatuetas para ele mesmo e 20 para o Programa Silvio Santos.
Além do dono do SBT, canal que realiza a premiação, a edição deste ano contará, também, com Eliana, Patricia Abravanel, Joelma, Silvia Abravanel, Danilo Gentili, Roberto Cabrini, Guilherme Winter, Carlos Alberto de Nóbrega e Wesley Safadão.
E contará com os globais Sérgio Chapelin e Vanessa Giácomo, que deixaram Marina Ruy Barbosa com inveja e participaram da gravação do Troféu Imprensa. A atriz queria ir à cerimônia, mas foi impedida por estar atualmente em uma novela no ar. Os dois, por outro lado, receberam permissão da Globo para participar, mas suas presenças só puderam ser confirmadas após a gravação da cerimônia nesta terça-feira. Cleo Pires, outra liberada pela emissora, não compareceu.
O Troféu Imprensa foi criado em 1958 e premia as personalidades que mais se destacaram na TV e na música no ano anterior. Os três mais votados pelo público em cada categoria são avaliados pelo júri da cerimônia, que decide os ganhadores. Há também a entrega do Troféu Internet para as personalidade escolhidas pelos próprios internautas.