Madonna é criticada por falar de si mesma ao homenagear Aretha Franklin
Durante o VMA 2018, cantora fez homenagem para rainha do soul, que morreu na última semana, aos 76 anos
Madonna foi criticada após seu discurso em homenagem a Aretha Franklin durante a premiação Video Music Awards 2018, do canal MTV, que aconteceu na noite de segunda-feira em Nova York. A rainha do soul morreu na última quinta, aos 76 anos, após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas.
Em frente a uma projeção com uma foto de Aretha, Madonna subiu ao palco usando um traje típico africano, depois de ter comemorado o seu aniversário de 60 anos no Marrocos, na última semana. Fãs ficaram incomodados com o fato de a cantora ter falado muito sobre a própria carreira, em vez de comentar o legado deixado pela rainha do soul — depois, no Instagram, Madonna se explicou, dizendo que não se tratava de uma homenagem, mas de um pedido da produção da cerimônia para que ela dividisse uma história sobre sua relação com Aretha.
Na festa, Madonna começou o discurso falando “Aretha Louise Franklin mudou o rumo da minha vida”, explicando como foi rejeitada em diversos testes no início da carreira e como cantou a música (You Make Me Feel Like) A Natural Woman em um deles. “Não tinha nenhuma preparação ou sonhos, mas eu segui em frente”, afirmou.
“Nada disso teria acontecido sem a nossa lady do soul. Ela me levou até onde estou hoje e sei que ela influenciou muitas pessoas que estão neste teatro esta noite. Quero agradecer à Aretha por empoderar a todas nós. R.E.S.P.E.C.T. Vida longa à rainha!”, completou.
“Que tributo constrangedor para a Aretha Franklin. Esperava que a Madonna falasse um pouquinho menos sobre ela e mais sobre a Aretha”, comentou uma usuária do Twitter. “A Madonna realmente subiu lá e nos leu um resumo da sua biografia em homenagem à Aretha Franklin. A audácia”, brincou outro.
No Instagram, Madonna explicou sua versão da história:
“Com a grande vencedora, a linda Camila Cabello. Estou tão orgulhosa dela. E só para esclarecer: me pediram para apresentar o vídeo do ano na MTV. Depois, me pediram para dividir qualquer história que eu tivesse na minha carreira com a Aretha Franklin. Eu contei sobre parte da minha jornada e agradeci à Aretha por ter me inspirado no caminho. Não era para ser um tributo para ela. Isso seria impossível em dois minutos e com toda a agitação de uma premiação. Nunca faria uma homenagem à altura dela nestas condições. Infelizmente, muitas pessoas têm dificuldades de assimilar a situação, mas são rápidas para julgar. Eu amo a Aretha. Eu amo Camilla, parabéns! E eu amo meu vestido. E não há nada que alguém possa dizer que mudará como me sinto.”