Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Live da Osesp e mais 5 concertos para assistir no YouTube

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo retoma atividades presenciais, mas mantém apresentação virtual

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 abr 2021, 11h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre os prazeres interrompidos pela pandemia está a inenarrável sensação de ouvir uma orquestra ao vivo em um espaço de acústica adequada. A saída para não enferrujar os músicos e nem deixar os fãs de música clássica órfãos foi entrar na onda das transmissões on line, com desafios maiores do que de músicos de outros gêneros, que não demandam a proximidade de diversas pessoas em um palco.

    Com a mudança do Plano São Paulo, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que tem feito regularmente transmissões ao vivo no YouTube, volta a se apresentar presencialmente nesta quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, às 18h, e no sábado, 1º, às 16h30. Sob a regência de Neil Thomson, o programa deste final de semana terá a Sinfonia N. 5 de Tchaikovsky. O concerto digital também vai continuar, gravado às 18h, ele será transmitido nesta sexta-feira, às 20h30, pelo YouTube.

    Assista a seguir uma seleção de concertos virtuais gratuitos, feitos nos últimos meses no Brasil e nos Estados Unidos, disponíveis no YouTube.

    Beethoven – Sinfonias n. 4 e 5 – Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)

    O novo regente titular da Osesp, o suíço Thierry Fischer, mal teve tempo para se apresentar com a orquestra e já surgiu a pandemia. Finalmente em São Paulo, ele regeu a orquestra em um concerto na Sala São Paulo, gravado em 12 de fevereiro e exibido no YouTube final de março, tendo no programa Sinfonias n. 4 e 5 de Beethoven, em celebração aos 250 anos do compositor alemão.

    Série Clássica Brasileira I – OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira)

    Longe das salas de concerto, a Orquestra Sinfônica Brasileira organizou uma série de transmissões virtuais, com os músicos tocando em suas casas, da série Clássica Brasileira. No programa estão obras de Haydn, Mozart, Joaquim Callado e Rodrigo Cicchelli. Embora não seja a mesma coisa que ouvir a orquestra toda junta, o resultado é bastante satisfatório, transmitido em dezembro de 2020.

    Continua após a publicidade

    Série Sala Digital – Sala Cecília Meirelles – Orquestra Petrobras Sinfônica

    A Orquestra Petrobras Sinfônica faz uma soberba apresentação de obras de Heitor Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Alexandre Levy, Edino Krieger e Mozart Camargo Guarnieri, com Erika Ribeiro ao piano e Priscilla Bomfim como regente convidada. A apresentação foi transmitida no início de março.

    Anthony McGill – Met – Nova York

    O clarinete titular da Filarmônica de Nova York, Anthony McGill, o primeiro músico negro desta orquestra, apresentou no Met um programa inspirado na migração da sua família no século XX do sul do país para Chicago. A apresentação foi feita tendo ao fundo pinturas de Kerry James Marshall, do acervo do museu. A apresentação foi transmitida no início de março.

    Continua após a publicidade

    Mendelssohn  e Bernstein – Fischer Center – Nova York

    O maestro Leon Botstein conduz a Orquestra Now pela Sinfonia N. 3 “Scottish”, de F. Mendelssohn, e a Serenade, de Bernstein. A apresentação conta com solista no violino Zongheng Zhang e foi transmitida em abril, direto do Fisher Center, no Bard College, no interior do Estado de Nova York.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.