Leandra Leal posta foto com a filha e fala sobre racismo
Atriz é mãe de Julia, que ela adotou no ano passado junto com o marido, Alê Youssef

Leandra Leal publicou um raro clique com sua filha, Julia, em seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira, Dia da Consciência Negra, e falou sobre racismo. “Eu, como branca, mãe de uma menina negra, abre-se um outro portal nesse Brasil de hoje. Eu me abri e me coloquei num lugar que, por mais que eu tivesse consciência da sua existência, eu não sentia. E pior, eu nunca vou sentir”, escreveu.
“Eu nunca vou poder de fato compartilhar o sentimento da minha filha ao sofrer preconceito”, continuou. “Eu vou me indignar junto, vou consolar, vou lutar junto, vou fazer de tudo para que ela tenha autoestima forte, mas essa experiência vai ser só dela. O que eu posso fazer é tornar essa luta minha também. É criá-la forte, como minha mãe me criou, é dar autoestima, consciência, liberdade e amor. É dentro do meu lugar de fala, contar para outros brancos como nós somos privilegiados e como precisamos abrir mão desses privilégios! Como não precisamos ficar provando com discursos que nós não somos racistas, quando na verdade precisamos ouvir quem passa por isso e reconhecer que o buraco é muito mais embaixo.”
“Eu, como mãe da Julia, agradeço infinitamente a oportunidade de ser sua mãe e me comprometo a estar do seu lado nessa luta, minha filha. Para todo o sempre”, terminou.
Julia foi adotada por Leandra Leal e o marido, Alê Youssef, em 2016. Em entrevista ao programa Espelho, apresentado por Lázaro Ramos no Canal Brasil, em abril, a atriz falou sobre a maternidade. “Nunca engravidei, nunca tive filho, mas tive a minha filha da forma mais linda do mundo. Ela me adotou como mãe e isso é muito transformador, puro, louco. Você quer cuidar, quer proteger e ao mesmo tempo quer que essa pessoa cresça e seja livre, linda. A forma como eu me tornei mãe, para mim, foi mágica. Foi um encontro de alma, foi um amor escolhido. Sentir esse amor dá muita força”, disse.