Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Justiça proíbe entrada de menores de 14 anos na exposição Queermuseu

Juiz Pedro Henrique Alves impôs uma multa de 50 mil reais diários caso a determinação não seja cumprida pelos organizadores da mostra

Por Da Redação
Atualizado em 18 ago 2018, 14h00 - Publicado em 18 ago 2018, 12h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O juiz Pedro Henrique Alves, da 1º Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, decidiu proibir a entrada de menores de 14 anos de idade na exposição Queermuseu – Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, que abre ao público neste sábado (18), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

    Alves respondeu à recomendação de classificação indicativa do Ministério Público para a afixação de informações sobre a natureza da mostra, que apresenta obras com conteúdo de sexo e nudez. O MP, no entanto, declarou que em nenhum momento pediu a proibição do ingresso de menores de 14 anos na exposição.

    “O MP, em nenhum momento, pediu a proibição à Justiça. O MP enviou a recomendação aos expositores, com base em decisão do Ministério da Justiça, que estabeleceu classificação indicativa como critério apenas de orientação para os pais”, informou o órgão.

    Segundo a determinação do magistrado, adolescentes de 14 e 15 anos só poderão entrar na exposição se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal. Caso a decisão não seja respeitada, foi instituída multa de 50 mil reais diários. Haverá fiscalização no local para checar se a medida está sendo cumprida.

    A exposição Queermuseu foi inaugurada em Porto Alegre, em 15 de agosto do ano passado, com previsão de seguir até 8 de outubro no Santander Cultural. Mas protestos de ativistas conservadores provocaram o cancelamento da mostra no dia 10 de setembro. Posteriormente, cogitou-se reabrir a exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), mas o prefeito Marcelo Crivella vetou a iniciativa.

    Continua após a publicidade

    Além da exposição de obras de arte, haverá intensa programação cultural paralela, com shows musicais, debates e espetáculos de dança. A visitação é gratuita.

    (Com Agência Brasil)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.