J.K Rowling defende homem que disse preferir aids a apoiar trans
Com sua atitude, a autora da saga 'Harry Potter' voltou a causar controvérsia nas redes sociais e a ser acusada de transfobia
A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, voltou a causar polêmica nas redes sociais. No Twitter, ela deu boas-vindas à rede social do usuário @Jebadoo2, cujo nome real é Dennis Noel Kavanagh, que havia sido banido por postar que preferia ter Aids a apoiar a comunidade transgênero. “Preferia ter aids a apoiar a comunidade trans. [A Aids] não castrou garotos inocentes e eu saberia como combatê-la”, ele escreveu antes de ser banido.
O internauta, que se apresenta como diretor da Gay Men’s Network, é militante homossexual que luta contra a homofobia, e já deu entrevistas dizendo que a “ideologia de identidade de gênero é sedutora, mas perigosa”. Em sua conta no Twitter, Kavanagh, que tem 65.000 seguidores, posta frequentemente mensagens sobre a comunidade gay.
A escritora britânica tem se envolvido frequentemente em controvérsias por demonstrar uma visão crítica da transexualidade e da identidade de gênero. Em 2020, Rowling foi dada como “morta” pelos fãs. Na ocasião, ela escreveu que “se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada”. Imediatamente, foi acusada de transfobia. Meses depois, ela voltou às redes e postou uma nova mensagem: “Muitos têm medo de se manifestar, temendo por seus empregos e até por sua segurança. Esse clima de medo não serve a ninguém, muito menos às pessoas trans”.
O ponto de Rowling, bem como a do polemista tuiteiro que ela defendeu, é a de que a mudança de sexo é um caminho sem volta, além do fato de que as pessoas que se submetem às cirurgias são cada vez mais jovens. A autora diz ter recebido diversas mensagens de “mulheres jovens que lamentam as cirurgias irreversíveis a que se submeteram”.
O fato é que cada vez que a escritora se manifesta nas redes sociais, seu principal produto, a saga Harry Potter, perde um pouco de sua popularidade. O recente filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore pode até não ter sido um fracasso retumbante de bilheteria, como desejavam alguns dos desafetos da autora, mas certamente passou longe do mega-sucesso da saga original de Harry Potter.