Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

HBO acerta em cheio com série baseada em livro de Elena Ferrante

'My Brilliant Friend', que exibiu seu primeiro episódio neste domingo, é adaptação fiel do romance da escritora 'A Amiga Genial'

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 nov 2018, 15h43 - Publicado em 26 nov 2018, 08h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A tarefa de adaptar para as telas a história de um livro não é fácil. Se o resultado for insatisfatório, diretores e roteiristas terão arranjado uma briga impossível de ser vencida, aquela com a imaginação e as expectativas dos leitores. Esse é um embate que My Brilliant Friend, série baseada em A Amiga Genial, o primeiro volume da trama dividida em quatro romances de Elena Ferrante, tem tudo para conseguir evitar. O primeiro episódio, exibido neste domingo na HBO, dá mostras de que a adaptação não só deve agradar quem já conhece o livro, mas também pode encantar espectadores que nunca ouviram falar nas personagens Lenu e Lila.

    Publicidade

    Assim como o romance da autora, cuja identidade nunca foi confirmada, a série começa com Elena Greco (ou Lenu) já envelhecida atendendo o celular e descobrindo que sua amiga de infância, Raffaella Cerullo (a quem Lenu sempre chamou de Lila), desapareceu, não sem antes esvaziar o guarda-roupa e cortar seu rosto das fotos de família. Lenu é ríspida com seu interlocutor, Rino, filha de Lila, dizendo que ele vai ter que se virar e pedindo que não a incomode mais. O sumiço, porém, leva Elena a se sentar em frente ao computador e decidir contar toda a história da vida das duas amigas.

    Publicidade

    A partir daí, toda a ação se desenvolve na Nápoles dos anos 1950. A vizinhança briguenta e fofoqueira das meninas é logo apresentada, dando destaque especial aos personagens que terão vida longa no enredo. O bairro é provinciano, com chefões que usam de seu poder econômico e da intimidação para comandar a vida alheia. O quadro empoeirado pintado por Elena Ferrante em seu livro é transposto com fidelidade para a TV — até porque ela é uma das roteiristas, junto com Francesco Piccolo, Laura Paolucci e Saverio Costanzo, este também o diretor da produção.

    As garotas, apesar de integradas a esse ambiente, sabem que têm algo de diferente, e por isso se aproximam. O nascimento da amizade entre elas é realista e construído de maneira minuciosa ao longo do episódio. As atrizes mirins, Elisa del Genio (Lenu) e Ludovica Nasti (Lila), realmente brilham, mostrando que valeu a pena o longo processo de escalação de elenco — foram oito meses procurando, entre cerca de 9.000 meninas em Nápoles, aquelas que dariam vida às protagonistas. Elisa dá exatamente o tom da garota inteligente, pensativa e também um pouco assustada de Lenu. Enquanto isso, Ludovica demonstra a altivez e rebeldia de Lila, aparentemente sem fazer qualquer esforço.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O mergulho na amizade cheia de nuances entre as duas jovens fez Elena Ferrante entrar no mapa na literatura atual, seja lá quem for a tal escritora que se esconde por trás desse nome. E, ao que tudo indica, o seriado contará mais alguns pontos para a consolidação da autora como fenômeno pop.

    My Brilliant Friend é exibida aos domingos e segundas-feiras na HBO, às 22 horas.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.