Gugu Liberato tinha um faro para descobrir sucessos musicais
O apresentador fez sucesso com 'A Dança do Passarinho' nos anos 80 e ganhou até disco de ouro em 2002. Também criou fenômenos do pop juvenil
Gugu Liberato quem diria, já foi um cantor de sucesso. No início dos anos 1980, período no qual brilhava à frente do programa Viva a Noite, o apresentador se lançou como intérprete diletante. E foi um estouro. O single A Dança do Passarinho, de 1983, foi um dos principais sucessos da temporada. Gugu emplacou outros hits na mesma linha, como Docinho Docinho, Galinha Azul e Pintinho Amarelinho. Embora estivesse longe de ser um cantor talentoso, ele tinha alguns segredos que atraíam a atenção do público (além, claro, de tocar as músicas exaustivamente nos programas que apresentava). Elas eram sempre interpretadas em coro, que motivava a plateia a cantar junto, e tinham sempre uma coreografia ensaiada que se tornava o ponto alto de seus shows. O apresentador chegou até a ganhar um disco de ouro. Gugu para Crianças, de 2002, bateu a marca de 100.000 cópias vendidas.
O maior caso de sucesso musical de Gugu Liberato, contudo, foi como empresário de grupos infanto juvenis. Em 1984, ao ver o sucesso crescente do Menudo, ele criou o Dominó. A banda era formada por jovens veteranos de comerciais, novelas e programas infantis, que fizeram sucessos como Companheiro, Manequim e P. da Vida, que foi até regravada por Fafá de Belém. O Dominó teve duas formações e revelou talentos como Afonso Nigro – que era ator infantil e até hoje segue como cantor – e Rodrigo Faro, que se tornou um apresentador do sucesso.
Outra grande descoberta de Gugu Liberato foram os grupos Polegar e Banana Split. O primeiro era uma versão mais, digamos, rock’n’roll do Dominó. Os jovens tinham uma aparência menos comportada. Alguns deles, contudo, levaram a sério o lado rebelde. O guitarrista e vocalista Rafael Ilha se envolveu com drogas e passou diversas vezes por clínicas de reabilitação. Outros, como o baterista Ricardo Costa, ganharam notoriedade recentemente ao pedir uma ajuda financeira para Liberato. O Banana Split foi criado no início dos anos 90 como uma forma de aproveitar a moda da lambada. Ficou mais famoso por ser o grupo pelo qual a apresentadora Eliana passou antes de ganhar a TV.