Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Conheça a menina que inspirou ‘A Culpa É das Estrelas’

Esther Grace Earl morreu em 2010 e era uma amiga do autor John Green

Por Da redação
Atualizado em 23 set 2016, 13h52 - Publicado em 23 set 2016, 13h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta sexta-feira, a internet brasileira foi tomada pela história de Katie e Dalton Prager, que morreram com poucos dias de diferença, e são conhecidos nos Estados Unidos como o casal de carne e osso de A Culpa É das Estrelas, o best-seller de John Green levado ao cinema com Shailene Woodley (Divergente) no papel principal. A associação de Katie e Dalton com o enredo é, na verdade, posterior à eclosão do livro: os dois são chamados pela imprensa americana de “the real couple” (“o casal real”) de A Culpa pela semelhança entre a sua história e a de Green. O autor, porém, teve inspiração em outra pessoa para o livro: uma outra menina que ele conheceu e morreu de câncer em 2010, Esther Grace Earl.

    LEIA TAMBÉM:
    ‘Verdadeira garota’ de ‘A Culpa É das Estrelas’ morre após marido

    Esther morreu em 2010, aos 16 anos de idade, de câncer de tireoide. Ela era uma grande amiga do autor John Green, e apoiou seu desejo de escrever o livro. Em 2006, a garota foi diagnosticada com câncer e passou a ter dificuldades para respirar, necessitando de um tanque de oxigênio sempre ao lado. Esther tinha uma presença muito grande internet em redes sociais como Twitter e Tumblr, mas ficou bem conhecida por ser uma vlogger (na era pré-Youtubers) com vídeos engraçados.

    Em 2009, John Green e a garota se conheceram em uma conferência de fãs de Harry Potter e ali iniciaram uma amizade, que durou até 25 de agosto de 2010, quando ela morreu. O autor lamentou muito a morte da amiga e até gravou um vídeo que foi publicado no canal dela no Youtube.

    E foi a partir da história dela que Green encontrou a inspiração para escrever o seu best-seller, publicado em janeiro 2012. “Eu nunca poderia ter escrito este livro, se não tivesse conhecido Esther. Ela me apresentou muitas ideias, especialmente a esperança em um mundo que é indiferente aos indivíduos. Ela redefiniu o processo de morrer jovem para mim. Após conhecê-la, eu descobri que a vida curta poderia ser uma vida rica”, contou o autor em uma entrevista ao site Goodreads em 2012.

    Continua após a publicidade

    Após a morte da garota, John Green anunciou a criação do “Esther Day”, que seria comemorado anualmente no dia 3 de agosto, data de aniversário de Esther. A data tem como intuito celebrar a família e o amor, duas coisas que a adolescente prezava muito. Todos os anos, amigos, familiares e fãs dela continuam a celebrar o dia, e publicar seus próprios vídeos para lembrar Esther. Os pais de Esther, Wayne e Lori, fundaram uma organização sem fins uma organização sem fins lucrativos, com o nome de “This Star Won’t Go Out”, para ajudar as famílias que têm uma criança com câncer, honrando o nome da menina.

    A garota teve sua história contada com suas próprias palavras no livro A Estrela que Nunca Vai se Apagar (Intrínseca), com prefácio de John Green, além de anotações dos pais de Esther. A menina começou a criar histórias aos 5 anos e nunca mais parou. Ela pretendia publicar suas cartas, diários e contos de forma independente, mas primeiro apresentou o trabalho para Green, que, por sua vez, mostrou a obra para seu editor, que decidiu publicá-la juntamente com fotos da família focando os últimos dois anos de vida da adolescente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.