Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Com Camões, Chico Buarque entra para seleto hall de gigantes da literatura

Após negativa de Bolsonaro, cantor e escritor foi contemplado com a mais importante honraria da literatura de língua portuguesa

Por Da Redação Atualizado em 24 abr 2023, 18h11 - Publicado em 24 abr 2023, 14h07

Nesta segunda-feira, 24, Chico Buarque finalmente pôde receber o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa — fruto de uma parceria entre os governos de Portugal e do Brasil, criado em 1988. O cantor, compositor e escritor foi contemplado com a honraria em 2019, mas, na época, o então presidente, Jair Bolsonaro, se recusou a assinar a documentação necessária para a entrega. Quatro anos depois, Chico recebeu o prêmio das mãos do atual presidente, Lula, em cerimônia que ocorreu em Sintra, em Portugal. O presidente português também estava presente no evento. “Hoje, para mim, é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”, discursou Lula. “Digo isso porque este prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi. Todos nós sabemos por quê.”

Autor de obras como Budapeste, Essa Gente e Leite Derramado, Chico agora entra para um seleto hall de grandes nomes da literatura em língua portuguesa. Antes dele, receberam o prêmio nomes como Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Jorge Amado e Rachel de Queiroz, entre outros. 

Presidente Lula (dir.) entrega Prêmio Camões para o cantor Chico Buarque (centro), em Portugal. 24/04/2023 -
O presidente Lula (à dir.) entrega o Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque (no centro), em Portugal (Twitter/Reprodução)

O Prêmio Camões surgiu em 1988, como resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e português, com um júri composto por cidadãos de ambos os países e de nações africanas cujo português é a língua oficial. Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, ele tem como objetivo “consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” da língua. Não apenas uma conquista simbólica, o Camões entrega 100.000 euros aos seus vencedores. Os responsáveis pelo valor são a Fundação Biblioteca Nacional e o governo português, que o dividem em parcelas iguais. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.