‘Chico Buarque’: ‘Machismo é ficar com a família e a amante’
Perfil do compositor no Facebook publica diálogo que teria sido ouvido em um supermercado -- e serve de resposta à discussão sobre 'Tua Cantiga'
Nada como uma polêmica para impulsionar um lançamento. Não fosse a leitura enviesada dos que viram machismo no verso em que o personagem de Tua Cantiga diz que largaria “mulher e filhos” pela amada, Caravanas, o novo álbum de Chico Buarque que traz a faixa, talvez não fosse tão falado. Ciente disso, o perfil oficial do compositor no Facebook entrou na discussão. Publicou o vídeo de um professor de linguística que repercute o debate (abaixo) e um curto diálogo que teria sido ouvido no supermercado — e que serve de resposta aos que de maneira quase surreal chamam o autor de Mulheres de Atenas de machista.
“- Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante?
Facebook de Chico Buarque
– Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante.
Diálogo entreouvido na fila de um supermercado…”
Vale lembrar que Chico Buarque é autor de diversas músicas com letras protagonizadas por mulheres — sempre foi elogiado por “entender” a “alma feminina”, e já houve quem teorizasse que essa facilidade se deveria ao fato de ter crescido entre diversas irmãs e ter tido três filhas.
Se destacam, nessa produção, canções de versos contundentes como Folhetim (“Se acaso me quiseres / Sou dessas mulheres /Que só dizem sim”), Bárbara (“O meu destino é caminhar assim, desesperada e nua. Sabendo que no fim da noite serei tua”), A História de Lily Braun (“Como no cinema, me mandava às vezes uma rosa e um poema”) e Atrás da Porta (“Dei pra mal dizer o nosso lar / pra chamar teu nome / me humilhar”).