Cheio de clichês, ‘Boneco do Mal’ é um terror que não assusta
Filme conta a história de uma jovem que se torna babá de um boneco sinistro, um substituto para o filho morto de um casal
A premissa de Boneco do Mal envolve um boneco que, ao que tudo indica, está possuído por forças malignas, algo já visto em outros filmes desde Chucky, até o mais recente Annabelle. Mas este não é o único clichê do gênero do terror que aparece no longa em cartaz no Brasil, que, por falta de originalidade, é previsível e não assusta.
O longa conta a história da jovem americana Greta (Lauren Cohan, de The Walking Dead), que, fugindo de um relacionamento abusivo, aceita um emprego como babá no interior da Inglaterra. Ao chegar à mansão (enorme, assustadora e isolada), ela descobre que Brahms, o garoto de oito anos que deveria cuidar, é um boneco que todos tratam como uma criança de verdade. A protagonista inicialmente acha que é uma piada, e ignora todas as ordens sobre o boneco, até que eventos inexplicáveis começam a acontecer.
Leia também:
Atriz de ‘Walking Dead’ fala sobre o terror ‘Boneco do Mal’
Silvio Santos exibe pegadinha com ‘Boneco do Mal’
O único humano com quem Greta tem contato é o entregador Malcolm (Rupert Evans), que aos poucos revela histórias sobre o passado da casa e do boneco, que na verdade é uma forma dos patrões da jovem superarem a perda do filho, que morreu há 20 anos em um incêndio, mas cujo corpo nunca foi encontrado. O garoto, aliás, também não era lá muito bonzinho quando vivo.
Um passado sombrio e o boneco amaldiçoado se unem a outros elementos tradicionais de do terror. Afinal, quem aceita trabalhar em uma mansão que só falta ter uma placa escrita assombrada na porta? Ou quem nunca viu um sótão misterioso e fechado – que só abre no momento ideal? Também fazem parte da composição dezenas de animais empalhados; objetos que somem; pesadelos sobrenaturais; sombras nos corredores; telefonemas estranhos; uma cena no chuveiro; e uma rigorosa lista de regras.
Este não é o primeiro filme de terror do diretor William Brent Bell, responsável também por Filha do Mal e Stay Alive – O Jogo Mortal. Portanto, ele sabe como produzir um longa dentro dos moldes do gênero, com cenas escuras e inicialmente lentas, que abusa de closes no rosto da protagonista, ou em objetos, que dão a impressão de que Greta está encurralada mesmo em uma casa tão grande.
A falta de originalidade e o roteiro fraco farão os fãs do estilo bocejar. Todo o clima de suspense criado no começo do filme logo é quebrado no segundo ato, quando a protagonista aceita o boneco e assume uma postura maternal, que chega até a ser cômica. Essa mudança no clima da trama deixa previsível o que acontecerá em seguida, e praticamente tira a atenção do que realmente esconde o pequeno Brahms. O filme reserva uma última surpresa para o final, mas, nessa altura, o terror já deixou de assustar o espectador faz tempo.
https://www.youtube.com/embed/d1mlNhBkztY
‘Boneco do Mal’
O filme se baseia em um grande clichê do gênero: bonecos que aparentemente estão possuídos por forças sobrenaturais. A trama acompanha a jovem americana Greta (Lauren Cohan) que, querendo fugir de um relacionamento abusivo, aceita um emprego como babá na Inglaterra. Mas, ao chegar à mansão isolada no meio de um bosque, ela descobre que o menino de oito anos do qual iria cuidar, na verdade, é um boneco que todos tratam como uma criança. Greta não acredita na história inicialmente e ignora várias regras deixadas pelos pais do boneco. Isso desencadeia uma série de situações assustadoras e ameaçadoras. Boneco do Mal estreia no Brasil no dia 18 de fevereiro.
https://www.youtube.com/embed/FE-u6RznkGQ
‘A Bruxa’
O diretor Robert Eggers foi o grande vencedor do Festival de Sundance em 2015 com o terror que se passa em 1630 e acompanha uma família que se muda para o interior da Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos. Após a mudança, a família extremamente religiosa começa a passar por situações sobrenaturais, com animais malévolos, a morte de toda a plantação e o sumiço do caçula da família. Os protagonistas vivem próximos a uma floresta e acreditam que nela habita uma estranha força maligna, mas que também pode estar dentro de um dos membros da família. A Bruxa estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de março.
https://www.youtube.com/embed/7C385Cs8gUk
‘Floresta Maldita’
A Aokigahara é uma floresta real que fica no Japão, aos pés do Monte Fuji. Ela é conhecida por ser o local comum para as pessoas cometerem suicídio no país. A floresta, também conhecida como Mar de Árvores, é relacionada a muitas lendas da mitologia japonesa que dizem que demônios e espíritos vivem ali. É neste local já sombrio por natureza que se passa o filme Floresta Maldita, estrelado por Natalie Dormer (Game of Thrones). A atriz vive a jovem Sara, que descobre que sua irmã gêmea viajou até a floresta onde desapareceu. Apesar dos vários alertas, ela entra no meio das árvores e decide ficar ali até encontrar a irmã, mas obviamente seres sobrenaturais começam a persegui-la. O filme estreia no Brasil no dia 17 de março.
https://www.youtube.com/embed/M5-feV2zeIE
‘Rua Cloverfield, 10’
Uma jovem sofre um acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido, que diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos e escondidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar, apenas para descobrir um perigo muito maior do lado de fora. Esta é a sinopse de Rua Cloverfield,10, produzido inteiramente em segredo por J.J. Abrams (diretor do novo ‘Star Wars’), como a continuação direta de Cloverfield, de 2008. O filme original foi um sucesso, mostrando um monstro destruindo a cidade de Nova York, mas apenas através de uma câmera de mão. Na sequência, o formato mudou e os personagens também, mas os mesmo mistérios que envolviam o primeiro longa continuam. O suspense estreia no Brasil no dia 7 de abril.
https://www.youtube.com/embed/YBffSK8p9Ro
‘Invocação do Mal 2’
Invocação do Mal, de 2013, fez tanto sucesso que já ganhou um longa derivado, Annabelle, sobre a boneca maldita, e agora chega uma sequência direta do filme original. Os atores Vera Farmiga e Patrick Wilson reprisam os papeis do casal de demonologistas, Lorraine e Ed Warren. Assim como o primeiro filme, Invocação do Mal 2 é baseado em um história real vivida pelos dois pesquisadores e caçadores de demônios. Desta vez eles viajam até Londres para ajudar uma mãe solteira, e seus quatro filhos, que moram em uma casa assombrada por espíritos. O filme estreia no dia 9 de junho.