Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

CCXP 2017: a maior em público ainda não é a melhor do mundo

Evento chega a 4ª edição esperando 220.000 pessoas. Enquanto bate recorde de espectadores, feira pena para trazer bons convidados e materiais exclusivos

Por Da redação
Atualizado em 7 dez 2017, 11h34 - Publicado em 7 dez 2017, 11h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2014, meia dúzia de atores coadjuvantes e alguns quadrinistas consagrados foram o suficiente para lotar a Comic Con Experience (CCXP) em sua primeira edição no Brasil. Na época, ela já arrebanhou 97.000 espectadores. O evento ocupou metade do pavilhão São Paulo Expo (antigo Expo Imigrantes) e recebeu como atração principal os atores Giancarlo Esposito e Jason Momoa — então parte do elenco de apoio de Breaking Bad e Game of Thrones, respectivamente. Apenas quatro anos mais tarde, a cidade se prepara para receber o maior público esperado para uma Comic Con no mundo, se consolidando como um relevante reduto de cultura pop e entretenimento.

    A partir desta quinta-feira até o domingo, a convenção aguarda 220.000 pessoas — o equivalente a três estádios do Maracanã lotados. O evento viu saltos longos entre uma edição e outra. Da primeira para a segunda, o público cresceu 46%, deixando a estrutura do local insuficiente para uma boa circulação. Com a ampliação do espaço, agora o triplo de 2014, a CCXP conseguiu abrigar com mais conforto os 196.000 visitantes, outro crescimento notável de 40%. O número de pessoas que passarão pelos quatro dias do evento deve se estabilizar — mas já ostenta um marco maior que a principal feira do tipo, a Comic Con de San Diego, com capacidade para 130.000 pessoas.

    Mais paulatina é a melhora na qualidade dos painéis e celebridades. Este ano, se destacam como convidados de luxo a ganhadora do Oscar Alicia Vikander, o queridinho Will Smith, e a atriz Danai Gurira (a Michonne de The Walking Dead). Ídolos teen, como Nick Jonas e Dylan O’Brien (Maze Runner), completam o pacote que ainda precisa ganhar muitos músculos para competir com a popular edição americana, espaço disputado por grandes estúdios para lançar novidades e materiais exclusivos.

    Mas nem só de celebridades vive a Comic Con Experience. Cerca de 140 marcas de vestuário, decoração, objetos colecionáveis e editoras estarão divididas em 120 estandes no evento, ocupando cerca de 115m². O evento também organiza um concurso anual de cosplay, fantasia de personagens de alguma série, filme ou quadrinho. A expectativa é que a feira movimente em torno de 50 milhões de reais na cidade, entre mercado hoteleiro e consumo, segundo informações da VEJA SP.

    Segundo a diretora de marketing da Lupo, Carolina Pires, o evento é uma via de mão dupla para a empresa: “Nós estamos aqui para apresentar a linha 2017, e também buscar conhecer melhor o público geek”. A marca investiu cerca de 450.000 reais em sua participação na convenção, que conta com um estande de venda de meias personalizadas. “Esperamos, antes de mais nada, um impacto de imagem, o lucro com a venda é um bônus”, explica ela.

    O evento surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, em San Diego, na Califórnia, e logo se tornou o principal polo de difusão de entretenimento e cultura pop. Depois de três edições no Brasil, em São Paulo, a Comic Con ganhou uma versão no Nordeste em 2017, na cidade de Recife, em Pernambuco. Os ingressos para a Comic Con Experience 2017 variaram entre 99,99 reais, o mais básico, até 6.999,99, que dá acesso à feira na quarta-feira a noite, antes do público geral. Os ingressos para sábado e o pacote completo para os quatro dias estão esgotados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.