Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Brasil marca presença no Festival de Berlim em várias mostras

Por Da Redação 1 fev 2011, 16h53

O Brasil não está na competição principal, mas marca presença no Festival de Berlim em várias mostras. Tropa de Elite 2 será apresentado numa mostra paralela do festival, chamada de Panorama, três anos depois de a primeira versão de José Padilha ganhar Urso de Ouro na competição. O filme Os Residentes, de Tiago Mata Machado, circula na mostra Fórum, dedicada a garimpar novas formas de fazer cinema. E o curta Ensolarado, de Ricardo Targino, será exibido na mostra Geração.

Programado para ocorrer entre os dias 10 e 20 de fevereiro, o Festival de Berlim se tornou uma boa vitrine para o cinema latino-americano desde que Dieter Kosslick assumiu a direção do evento, em 2001. Mas a boa sintonia entre a Berlinale e a América Latina começou já em 1998, ano em que o filme brasileiro Central do Brasil, de Walter Salles, levou o Urso de Ouro.

Apesar de não ser a competição principal, a Mostra Panorama também premia os filmes. Os vencedores são escolhidos pelo público e ganham um Ursinho dourado – versão menor do troféu do festival – em várias categorias. Nas principais categorias, há também prêmio em dinheiro.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade