Atores da série ‘Fauda’ mergulham de verdade na guerra contra o Hamas
Seja pegando em armas, seja fazendo vídeos para defender o país, eles saíram do cinema para ajudar o estado judeu contra o grupo terrorista

Quem acompanha as séries da Netflix deve ter visto algum capítulo de Fauda, que significa ‘caos’, uma trama de suspense político. Trata-se de uma produção israelense em que a equipe do comandante Doron (Lior Raz) tenta capturar terroristas do Hamas, da Palestina. Alguns destes atores de Fauda saíram da ficção e estão participando da guerra real entre Israel e os terroristas do Hamas, seja trocando tiros ou fazendo parte da propaganda política israelense contra seu principal adversário, o terrorismo.
O ator Lior Raz foi para a guerra. Ele divulgou um vídeo no qual participa de uma missão de resgate na cidade de Sderot, no sul de Israel, que é um dos principais alvos do Hamas. Raz divulgou o vídeo participando do combate e muita gente pensou que fosse fake. VEJA tentou falar com Raz em Israel esta semana, mas o governo israelense informou que o ator estava “indisponível”, em missão.
Outro que pegou nas armas para defender Israel foi o ator Idan Amedi, que faz o papel de Sagi em Fauda. Ele divulgou um vídeo com a roupa do exército, explicando que não se tratava de uma cena do seriado. “Esta é a vida real”, disse Amedi. “Estamos aqui para proteger nossas crianças, nossas famílias, nossa casa. Garanto a vocês que não vamos parar até ganhar esta guerra”, completou.
Outro ator que de alguma forma está participando da guerra — por enquanto da guerra cultural — é Itzik Cohen, que fez o Gabi, ou Capitão Eyov. O artista está ajudando na propaganda política de Israel. Em vídeo divulgado pelo governo israelense, Itzik explica que crianças estão sendo queimadas vivas, sobreviventes do Holocausto foram sequestrados e famílias inteiras foram assassinadas. No vídeo, Itzik mostra as cenas de barbaridade do Hamas contra os cidadãos em solo israelense.
https://twitter.com/Israel/status/1713262029635506238