Indicado ao Oscar duas vezes e conhecido por ser um ator versátil, o britânico Tom Wilkinson morreu neste sábado, 30, aos 75 anos. Em comunicado divulgado por seu agente, a família informou que ele morreu repentinamente em casa quando estava com a esposa, Diana Hardcastle, e outros familiares. Wilkinson atuou nos filmes Entre Quatro Paredes e Conduta de Risco, que renderam as indicações à premiação da Academia, e também em Ou Tudo ou Nada e Shakespeare Apaixonado, além de produções para a televisão.
A causa da morte não foi divulgada e a nota solicitava, a pedido da família, “privacidade neste momento”. Ele e Diana eram casados desde 1988 e chegaram a contracenar juntos em The House em 1984. Eles tinham duas filhas
Ao longo de sua carreira, o ator participou de filmes e séries que exigiam mergulhos nas emoções humanas. Assim, foi possível vê-lo como uma figura colérica e obsessiva em Wilde e também como um comovente pai em Entre Quatro Paredes, segundo a Enciclopédia do Cinema Britânico. À publicação, nos anos 2000, ele humildemente se definiu como “um ator de sucesso moderado por 25 anos”.
Indicações e premiações
Por suas atuações, recebeu seis indicações ao BAFTA, premiação da Academia Britânica de Cinema, e recebeu o reconhecimento em 1998 por Ou Tudo Ou Nada. Recebeu ainda um Emmy e um Globo de Ouro no ano de 2009 pela série John Adams, onde interpretou o político, inventor e diplomata americano Benjamin Franklin (1706-1790).
Também britânico, o ator Phil Davis se manifestou no X, antigo Twitter, e se declarou fã de Wilkinson. “Maravilhoso, poderoso, delicado e extremamente inteligente. Um dos melhores”, escreveu.
Aneurin Barnard, que contracenou com o ator em 2018 na comédia Morto em uma semana (ou seu dinheiro de volta), também usou a rede social para homenageá-lo e compartilhou uma foto com Wilkinson.
I am very sad to hear the passing of Tom Wilkinson. I had a very great time getting to know him and working with him. One of our wonderful legends that we say goodbye to. Bye for now Tom x pic.twitter.com/zh2JImXgeK
— Aneurin Barnard 🎥 (@aneurinBarnard) December 30, 2023
“Eu me diverti muito o conhecendo e trabalhando com ele. Uma de nossas maravilhosas lendas da qual nos despedimos.”