Ana Furtado voltou a dar detalhes sobre seu tratamento contra o câncer nesta terça-feira. A apresentadora da Globo contou em seu perfil no Instagram que passou pela segunda sessão de quimioterapia e que está fazendo uso de uma técnica chamada crioterapia para reduzir a queda de cabelo durante o tratamento.
“Ontem fiz minha segunda sessão de quimioterapia. E a sensação é de que essa foi menos difícil do que a primeira”, escreveu Ana. “Volto a dividir detalhes com vocês porque, ao mesmo tempo em que me fortaleço com as palavras de carinho que recebo, acredito que posso também encorajar pessoas que estejam passando por situações tão difíceis quanto o diagnóstico de um câncer.”
“Na foto, estou sendo preparada para a crioterapia”, continuou. “Trata-se de uma técnica que utiliza uma touca recheada com gel térmico, atingindo temperaturas negativas (-10º, no meu caso). Esse resfriamento no couro cabeludo é muito doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares, diminuindo a queda de cabelos. Antes, é preciso encharcar a cabeça para depois colocar a touca. Foram 4 horas e meia com o equipamento na cabeça: meia hora antes do início da químio e 2 horas após o término dela. É difícil, mas, até agora, eficiente. Só tenho a agradecer a todos os médicos pelas orientações, apoio e carinho comigo.”
Ana foi diagnosticada com câncer de mama em sua fase inicial. A apresentadora afirmou que o tumor foi descoberto por meio de autoexame e de uma mamografia. “Eu já me operei, eu já tirei meu tumor, eu agora preciso fazer todo o processo de tratamento pós-cirúrgico que inclui a quimioterapia”, disse, quando contou sobre o diagnóstico.