Americana que viralizou com Machado de Assis opina sobre ‘Dom Casmurro’
A influenciadora literária Courtney Henning Novak entrou para o debate sobre a possível traição de Capitu
Após viralizar nas redes sociais com uma resenha de Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis, a escritora e influenciadora americana Courtney Henning Novak terminou a leitura de outro clássico do autor carioca: Dom Casmurro. Em um vídeo publicado no TikTok nesta quarta-feira, 12, ela disse que adorou o livro e deu sua opinião sobre a polêmica mais famosa da literatura brasileira: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Confira:
@courtneyhenningnovak I cheated on my #readaroundtheworld quest and finished #DomCasmurro and my obsession with the genius that is #machadodeassis continues. What an amazing book! Is it too soon to reread it? Definitely making my book club read this when it’s my turn to pick. #booktok #booktokbrasil #bookrecommendations #favoritebooks #pageturner #booktokfyp ♬ original sound – Courtney Henning Novak
“Dom Casmurro talvez seja meu novo livro favorito, talvez ele tome o lugar de Memórias Póstumas. Se você não está familiarizado com Machado de Assis, ele é um escritor brasileiro, é um tesouro, o mundo inteiro deveria louvá-lo. Ele deveria estar [no mesmo patamar de] Shakespeare”, diz Courtney. Na sequência, ela assume um lado no debate que cerca a trama: “Não li críticas e não mergulhei profundamente no assunto, mas minha opinião inicial é que Capitu não traiu. Sou time Capitu. Acho que o narrador não é confiável, ele foi consumido pelo próprio ciúme. Por enquanto essa é a minha opinião, mas vocês podem tentar me fazer mudar de ideia”, revela a influenciadora.
Um dos grandes clássicos da literatura em língua portuguesa, Dom Casmurro foi escrito em 1899, mas é ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império. Conta a história de Bentinho Santiago, com foco em seu relacionamento e o ciúme de uma possível traição de sua esposa Capitu com seu melhor amigo Escobar.
Entenda como Brás Cubas virou fenômeno de vendas na gringa
Em maio de 2024, a edição em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas chegou ao topo da lista de mais vendidos na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos. A popularidade repentina do livro veio após ter sido citado em uma resenha viral de Courtney Henning Novak, que avalia obras de diferentes países no TikTok. O vídeo já soma mais de 1 milhão de visualizações e 206.000 curtidas na plataforma.
Considerada o marco inicial do movimento realista no Brasil, a obra foi inicialmente veiculada como folhetim em uma revista, entre março e dezembro de 1880. Sua publicação oficial como romance aconteceu um ano depois, em 1881. A trama é narrada por Brás Cubas, “defunto-autor” que, após morrer de pneumonia, decide escrever um livro com suas lembranças. Ao longo de 160 capítulos curtos, o personagem expõe a hipocrisia e a extravagância da elite carioca do século XIX.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial