ABL tem eleição de novo imortal com disputa acirrada e intrigas
Entre polêmicas, a Academia Brasileira de Letras vai realizar nesta quinta-feira a votação para sua quinta e última cadeira disponível

Privada de promover eleições durante a pandemia, a Academia Brasileira de Letras acumulou cinco cadeiras vagas em seu panteão de imortais. As votações foram retomadas este ano, elegendo até agora, respectivamente, a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho e o advogado José Paulo Cavalcanti Filho. Nesta quinta-feira, 16, acontece a eleição para a última vaga, a mais acirrada entre elas, destinada à cadeira número 2. Entre os dez concorrentes ao posto destacam-se os nomes do economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca, do advogado Sergio Bermudes e do escritor e ex-secretário de Educação de São Paulo Gabriel Chalita. Os votantes são os 35 imortais – a ABL é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, quando nenhuma cadeira está vaga – e o resultado será anunciado no fim da tarde.
Rumores apontam que o embate está entre Chalita e Giannetti. Às vésperas da eleição, porém, Chalita se viu envolto em acusações feitas pelo escritor Pedro Corrêa do Lago, que teria telefonado para alguns imortais afirmando que o ex-secretário de Educação havia assediado seu sobrinho há vinte anos. A VEJA, o presidente da ABL, Merval Pereira, descartou que o caso possa afetar a eleição. “Acho um episódio lamentável, atitude individual de alguém que não pertence aos quadros da Academia Brasileira de Letras. Não creio que interfira no resultado da eleição de quinta-feira, disputada por candidatos de alto nível”, disse Merval.
Para conquistar a vaga, é necessário que um dos postulantes receba no mínimo 18 votos. Caso contrário, um segundo turno será realizado.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)