A arte experimental e inovadora da cantora FKA Twigs
Lançado na última sexta-feira, 14, 'Eusexua Afterglow' é o novo disco da cantora, que dá continuidade à era iniciada em 'Eusexua' (2025)
Após uma era de sucesso que lhe rendeu indicações ao Grammy e ao Mercury Prize, a cantora FKA Twigs lançou seu novo álbum EUSEXUA Afterglow nesta sexta-feira, 14, uma espécie de versão estendida do disco Eusexua, lançado em janeiro deste ano, que se consolidou como um verdadeiro tributo à energia transcendental e extasiante das pistas de dança.
Nascida na cidade de Cheltenham, no Reino Unido, FKA Twigs é cantora, compositora, produtora musical e dançarina, conhecida principalmente por seu estilo musical bastante experimental e repleto de conceitos visuais. Dona de hits como Cellophane, Two Weeks, Eusexua e Holy Terrain, a artista é um dos grandes nomes da cena alternativa atual, com produções inventivas que misturam elementos do R&B, art-pop, eletrônica e punk.
Longe de seguir os moldes tradicionais do pop, Twigs se reinventa, mais uma vez, com o lançamento de EUSEXUA Afterglow, composto por 11 faixas inéditas e um feat contagiante com outro sucesso do momento: a britânica Pinkpantheress. Além do lançamento, a cantora também divulgou uma versão deluxe de EUSEXUA, com quatro faixas novas.
Acrônimo para Formerly Known As — “anteriormente conhecida como”, em português — FKA não se limita apenas à esfera musical, já que também se arriscou como atriz no filme Sombras no Deserto, protagonizado por Nicolas Cage. A produção, dirigida pelo cineasta Lotfy Nathan, conta a história de José, pai de Jesus, e suas tentativas de proteger o filho das tentações do Satanás. No papel de Maria, FKA Twigs dá vida à mãe do salvador, protagonizado por Noah Jupe.
Seu primeiro álbum, LP1, foi lançado em 2014 e logo a colocou no radar como uma das vozes inovadoras da música contemporânea. Em 2019, Twigs redirecionou seu estilo a uma abordagem mais emocional e performática em MADGDALENE, o que lhe rendeu sucessos como a faixa Cellophane. Já com CAPRISONGS,, lançado em 2022, a cantora explora um lado mais dançante e experimental, conquistando novos públicos.
Inicialmente pensado como uma edição deluxe EUSEXUA, seu novo lançamento acabou se transformando em uma obra totalmente nova, onde Twigs aprofunda ainda os sentimentos depois de uma rave, quase como uma experiência pós-transcendental. Com faixas como Love Crimes, Cheap Hotel, Sushi e Predictable Girl, Twigs traz fortes influências do techno para a obra, abordando temas como prazer, liberdade e o sentimento após o fim de uma festa. Cunhado por ela mesma, o termo Eusexua é uma referência a um tipo de estado mental de elevação, anterior uma ideia ou experiência intensa. Afterglow, portanto, seria o desdobramento desse estado, uma a “ressaca emocional” decorrente do prolongamento do êxtase.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil
A reunião de Moraes com o comandante do Exército sobre a prisão de Bolsonaro
A resposta de Janja para o chanceler alemão que criticou Belém
A revolta de evangélicos contra presente da China ao Brasil na COP30
O esquema de doações de Pix desviadas por repórter da Record







